Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 03 de outubro de 2016 - 19:34h
Cinco estudantes representam o Amapá na Olimpíada da Língua Portuguesa
Os escolhidos são dos municípios de Macapá, Santana e Porto Grande
Por:
Foto: Erich Macias
Os cinco melhores textos da etapa estadual da Olimpíada da Língua Portuguesa foram anunciados pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), nesta segunda-feira, 3, em Macapá. Ao todo foram avaliados 54 textos de estudantes da rede pública do Ensino Fundamental e Médio.

Apenas cinco estudantes foram selecionados: Sandra Rosa Pires (Escola Municipal Piaui, em Santana); Ketlen Silva de Almeida (Escola Estadual Professor Irineu da Gama Paes, em Macapá); Naiane Carvalho Cantanhede (Escola Municipal Adão Ferreira de Souza, em Porto Grande); Evelin Beatriz Barbosa de Oliveira (Escola Estadual Sebastiana Lenir de Almeida, em Macapá); e Samuel Rodrigues Braga (Escola Estadual Augusto Antunes, de Santana).

Uma comissão formada por cinco profissionais entre professores, jornalistas e secretários avaliaram a desenvoltura textual dos estudantes nas categorias Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião, respectivamente.

Com o tema “O lugar onde vivo”, mais de 800 alunos foram desafiados a desenvolver as melhores redações sobre a região onde vivem, valorizando as características da cultura e história do povo local.

Participam do concurso professores da rede pública e seus alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas seguintes categorias: Poema (5º e 6º anos do Ensino Fundamental), Memórias Literárias (7º e 8º anos do Ensino Fundamental); Crônica (9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio); e Artigo de Opinião (2º e 3º anos do Ensino Médio).

“A Seed apoia esse tipo de iniciativa que ajuda a complementar a formação dos estudantes, além de colaborar com a melhora dos índices de educação”, afirmou o secretário adjunto de Políticas de Educação, Sebastião Magalhães. 

A próxima etapa será a regional. Nela, os alunos autores dos 500 textos semifinalistas e respectivos professores deverão participar de oficinas regionais presenciais em uma capital brasileira, de acordo com a categoria que participam.

A etapa nacional será a última fase da competição. Neste período, serão selecionados 38 textos por categoria, totalizando 152 participantes convidados para a Premiação Nacional, onde serão anunciados os cinco textos vencedores por gênero textual.

Premiação
Os vencedores serão premiados com medalha, livros, oficinas culturais e de formação, tablet, notebook, impressora, computadores, projetor, telão para projeção, e até placa de homenagem, dependendo da colocação.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá