segunda, 10 de julho de 2017 - 18:44h
Treinamento do GTA tem foco em salvamento de vítimas de afogamento
A rampa do Santa Inês na orla de Macapá foi o local escolhido para o treinamento devido ao grande fluxo de banhistas
Por: Lilian Guimarães
Foto: Philippe Gomes/SECOM
O GTA é composto de uma equipe multi missão com treinamentos constantes.

Com o início do verão e as férias escolares os balneários estão cada vez mais lotados, e com isso, os riscos de afogamento e outros incidentes também aumentam. Para atuar de forma rápida e eficaz em casos de emergência, o Grupamento Tático Aéreo (GTA) realizou na tarde desta segunda-feira, 10, o Treinamento de Salvamento em Meio Liquido com Utilização de Sling. 

A rampa do Santa Inês na orla de Macapá foi o local escolhido para o treinamento devido ao grande fluxo de banhistas no Rio Amazonas. O protocolo de atendimento estabelecido pelo GTA, se deu com a visualização da vítima, a aproximação do helicóptero, o salto do primeiro tripulante com o tubo de salvamento que estabilizou a vítima, o salto do segundo tripulante que envolveu a vítima no sling, seguido do deslocamento para terra firme.

“O GTA é composto de uma equipe multi missão e os treinamentos são constantes para garantir que possamos estar sempre muito bem preparados, afinal, a atividade aérea não permite erros”, explicou o tenente coronel Roberto Neri. 

O treinamento contou com o apoio de uma voadeira e uma ambulância do Corpo de Bombeiros, além da equipe da Guarda Municipal de Macapá, que isolou a área para conter os populares que se aproximaram do local de treinamento.

GTA 

O Grupamento Tático Aéreo (GTA) tem onze anos de criação, ficou desativado na antiga gestão, mas foi reativado pelo governador Waldez Góes em 2015. Conta com 25 profissionais entre bombeiros, policiais civis e militares. Já atuou em mais de 500 ocorrências, desde o salvamento de pessoas no interior do estado e áreas de difícil acesso, localização de pessoas desaparecidas, como também no patrulhamento e garantia da segurança no Estado. 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá