quinta, 13 de julho de 2017 - 13:55h
Governo do Amapá avança em políticas de saúde na relação transfronteiriça
Amapá e Guiana Francesa devem firmar Plano Operacional de Saúde para o biênio 2017/2018
Por: Elmano Pantoja
Foto: Arquivo Sesa
As autoridades francesas se mostraram interessadas nas propostas apresentadas pelo governo do Amapá

Em reunião no município de Oiapoque, o Comitê Gestor Transfronteiriço do Governo do Amapá e autoridades da Guiana Francesa e da Prefeitura de Oiapoque trataram sobre a criação do Plano Operacional de Saúde para o biênio 2017/2018, que fortalecerá a relação de cooperação entre Brasil e França.

As tratativas foram retomadas após a finalização da greve geral na Guiana Francesa. Dentre os pontos discutidos para a elaboração do plano está a prestação do socorro de emergência em caso de desastres e sinistros na área de fronteira, o enfrentamento de doenças vetoriais e projetos que envolvam a prevenção e a promoção da saúde nos dois lados.

Segundo a presidente do comitê, Silvia Maués, a retomada das tratativas trazem muitas possibilidades para a saúde. "Dentro das discussões, nós apresentamos quatorze projetos na área de prevenção, promoção e assistência à saúde, para serem financiados pelo Fundo Europeu, por meio da Secretaria de Saúde da Guiana. As autoridades do lado francês mostraram interesse, principalmente, para os de prevenção e promoção, que devem receber investimentos para a execução", explicou.

Maués destacou, ainda, que essas tratativas trazem benefícios tanto para a prestação da assistência para a comunidade da fronteira quanto para a formação e integração dos profissionais de ambos os países.

Os integrantes do comitê também visitaram a unidade hospitalar no lado francês, em Saint-Georges, para troca de experiências profissionais. Outra reunião está prevista para dia 28 deste mês e definirá o planejamento de mais uma edição da Ação Saúde na Fronteira, definida para acontecer de 16 a 20 de outubro.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá