Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 20 de setembro de 2016 - 19:28h
Nova caderneta da gestante orienta contra o Aedes aegypti
As primeiras edições da nova caderneta da gestante começaram a ser distribuídas na manhã desta terça-feira, 20, após apresentação aos técnicos da saúde.
Por:
Nova caderneta contém informações importantes para a saúde do bebê e da mãe

A nova edição da caderneta foi lançada em março pelo Ministério da Saúde (MS) e já está sendo implementada em todos os municípios do Estado do Amapá. O documento é dirigido aos profissionais de saúde, às gestantes e aos esposos, que podem acompanhar de perto todas as informações sobre o desenvolvimento da gravidez. A caderneta ganhou um espaço com orientações sobre prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, cuidados e tratamentos indispensáveis durante a gestação.

“Nossa maior preocupação é com o Zika vírus, em razão de ser um agravo totalmente nocivo às gravidas por causar a microcefalia. Os profissionais precisam estar atentos para esta situação do pré-natal, principalmente no primeiro trimestre de gestação, porque em muitas grávidas não apresentam sintomas”, destacou a gerente da Atenção Básica, Ellen Holanda.

A caderneta ficou mais rica em dispor informações sobre a gestação. Além de informações sobre prevenção e proteção contra o Aedes, estão os dados sobre a importância do tratamento da sífilis e prevenção da sífilis congênita, incluindo espaço para registro do tratamento.

Junto à caderneta está a ficha perinatal, que fica em anexo ao prontuário da gestante e também contém todas as informações da gravidez. É uma medida que fica em segundo plano, caso a paciente esqueça ou perca o cartão. “Em outubro, nós também estaremos recebendo uma equipe do Ministério da Saúde para fazer o lançamento do pré-natal do homem no nosso Estado. É importante saber sobre a saúde do parceiro durante a gestação e também acompanhar”, ressaltou Ellen.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá