Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 07 de fevereiro de 2017 - 13:35h
Operação Boa Viagem fiscaliza venda de componentes automotivos
Fiscalização iniciou nesta terça-feira e acontece até a próxima sexta, em Macapá e Santana
Por:
Operação reduz o potencial de risco de acidentes, por conta de não atendimento aos requisitos mínimos

As lojas de componentes automotivos estão passando por fiscalização. A Operação “Boa Viagem”, tem o objetivo verificar o cumprimento dos requisitos mínimos de segurança para peças e acessórios. As fiscalizações estão sendo realizadas pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amapá (Ipem/AP) e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

A operação, que iniciou nesta terça-feira, 7, acompanha de perto a venda de baterias para veículos automotores e motocicletas, líquidos para freios hidráulicos, amortecedor de suspensão, buzinas e lâmpadas para veículos, entre outros produtos. A operação vai acontecer até o dia 10 nos municípios de Macapá e Santana.

Para o especialista em metrologia Legal do Ipem, José Simon da Silva, a operação é importante para reduzir o grande potencial de risco de acidentes, por conta de não atendimento aos requisitos mínimos. Ele aponta ainda, que em alguns casos há a constatação de componentes de estoques antigos que foram fabricados antes mesmo das portarias de normatizações expedidas.

O empreendimento com irregularidade na certificação dos produtos deverá apresentar sua defesa ao Instituto no prazo de 10 dias, o que poderá resultar em multas com o valor até R$ 1,5 milhão ou advertências. Os componentes recolhidos geram um termo único de fiscalização com a descrição de todos os itens.

Para Albertino Almeida, gerente de um dos estabelecimentos visitados, a fiscalização é relevante. Para ele, o consumidor deve ser respeitado, pois em cada produto vendido movimenta a economia e, para quem adquire um produto, espera sempre o bom desempenho das funcionalidades prometidas, levando em consideração as garantias.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá