Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 12 de junho de 2017 - 13:49h
Equipe de Nefrologia do HCAL se reúne com pacientes para solucionar demandas da unidade
Pacientes entraram em acordo para que aqueles com menos condições financeiras façam tratamento durante o dia
Por:
Foto: Elmano Pantoja
A unidade atende 148 pacientes por dia, divididos em 37 por turno.

Para manter o diálogo e debater as demandas relacionadas ao serviço de hemodiálise, pacientes e profissionais da Unidade de Nefrologia Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL) estiveram reunidos com o intuito de melhorar a relação de atendimento através de normas e rotinas, como a mudança de horário de alguns usuários do 4º turno, que acontece na madrugada.

A medida visa remanejar pacientes de acordo com as suas necessidade e horários mais cômodos. "Nós vimos essa necessidade por termos pacientes mais debilitados e alguns que têm dificuldades de se deslocarem devido o horário. Conversando com eles, podemos encontrar as soluções juntos", explicou a enfermeira chefe da Nefrologia, Leila Silva.

Na reunião ficou acordado que os usuários devem ir ao serviço social do hospital nos próximos dez dias para que seja feita uma reorganização do fluxo de atendimento. Em razão de a unidade ser a única referência em hemodiálise nos Estado e concentrar, atualmente, toda a demanda de renais crônicos, também foi fixado o limite de um acompanhante por paciente.

"Quando se abre um diálogo como essa iniciativa, ouve-se os dois lados e isso é importante para que nós, pacientes, também possamos expor nossas dificuldades e ver soluções que podem contribuir para a melhoria do serviço", comentou o presidente da Associação de Pacientes Renais Crônicos, Carlos Alberto. 

Atualmente, a unidade atende 148 pacientes por dia, divididos em 37 por turno. Além de buscar melhorias para o fluxo de atendimentos, a demanda também vai ser aliviada com a inauguração da Unidade de Nefrologia de Santana, que será inaugurada nos próximos dias.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá