Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 09 de novembro de 2016 - 13:34h
Bombeiros do Amapá são destaque em curso de mergulho em Goiânia
Participantes obtiveram bons resultados com quebra de recorde
Por:
Foto: CB/AP
O Amapá conta, atualmente, com 31 mergulhadores formados
Mais 4 soldados do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá participaram do curso de Mergulho Autônomo, realizado nos meses de setembro e outubro deste ano, no Estado de Goiás.

A formação iniciou em Macapá com um processo de seleção interna que exigiu dos interessados uma boa resistência física e preparação para a maratona de atividades desenvolvidas ao longo do curso de 280 horas.

A capacitação habilita os profissionais militares a realizarem mergulho para que possam atuar em ocorrências de afogamento, naufrágios, além de desenvolver treinamentos no próprio Corpo de Bombeiros.    

A Comissão do Amapá teve destaque no curso. Os participantes obtiveram bons resultados, a exemplo do soldado André Brito que bateu o recorde na prova duatlon, que corresponde a maratona de natação (1000 metros) e corrida (5 km), obtivendo a marca de 31 min e 2 seg, recorde que anteriormente marcava 38min.

O soldado André lembrou que, durante o curso, recebeu a notícia do falecimento do seu pai. Mesmo assim, não desistiu de concluir o treinamento, realizando assim a vontade do patriarca da família.    

“A perda do meu pai me abalou muito. Retornei para o curso mais focado, pois tinha o objetivo de concluir o treinamento em homenagem a ele”, destacou.

Participaram também da formação os soldados Aluísio Santos, Jackson Santana e o cabo Alberto Neto. “É um curso intenso, que exige muito dos participantes, considerado o segundo curso mais perigoso do mundo, ficando atrás somente na formação de astronauta”, ressaltou o cabo Alberto Neto.   

O Amapá conta, atualmente, com 31 mergulhadores formados, sendo que duas formações ocorreram na capital, Macapá, 4 no Pará e por último em Goiás.   

Os concluintes do curso receberam certificados internacionais da agência norte americana ERDI (Emergency Response Diving International), entidade voltada para a formação de profissionais da área segurança pública, específica em técnicas de busca e salvamento que se apliquem em qualquer ambiente submerso. 

 
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá