Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 16 de março de 2017 - 15:23h
Usuários de álcool e drogas ganham reforço no tratamento
Mensalmente, 120 pacientes fazem tratamento. Com a reforma, Caps dobra a capacidade de atendimento
Por:
Foto: Elmano Pantoja
Unidade dispõe de assistência psicológica, médica terapêutica, buscando a reabilitação do paciente

Buscando dar mais comodidade ao tratamento de pacientes usuários de drogas e álcool, a Coordenação Estadual de Saúde Mental entregou, na manhã desta quinta-feira, 16, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) todo reformado. A unidade recebeu reparos na rede elétrica, telhado e pintura, buscando deixar o atendimento mais humanizado.

O recurso, no valor de R$ 27 mil, foi disponibilizado pela Vara de Execuções Penais e permitiu também aumentar a estrutura do CAPS AD, com sala de informática, refeitório e dois novos consultórios, dobrando a capacidade de atendimento. A unidade ainda dispõe de assistência psicológica, médica terapêutica, buscando a reabilitação do paciente.

Para o coordenador do CAPS, Lucas Duarte, a reforma possibilita dobrar a capacidade de atendimento. “O Centro foi inaugurado em 2011 e estava precisando passar reformas. Além dos reparos, também ampliamos a estrutura”, ressaltou.

O coordenador destacou ainda que, em maio, está prevista a 1º Virada Cultural que contará com a capacitação de 200 universitários para a política de combate ao álcool e drogas. “Nosso objetivo é que, quando diplomados, esses jovens sejam atraídos a trabalhar com saúde mental”, disse.

Durante a reforma, o atendimento não foi interrompido. O acolhimento, atendimento médico, consultas de enfermagem e a assistência ao usuário foram assegurados com o remanejo para outras salas do CAPS.

Atualmente, o CAPS atende a 120 usuários mensalmente. Um dos que buscou tratamento foi Gerivam dos Santos. Para ele, o apoio recebido no centro foi essencial para a reabilitação. “Comecei a fazer tratamento aqui em janeiro de 2015. Minha vida estava na lama com conflitos na família. Hoje em dia, tudo está caminhando bem e o apoio que recebi aqui foi essencial pra isso”.

O centro está localizado na Av. Cora de Carvalho, esquina com a Rua Hamilton Silva. O horário de atendimento é de 8h00 as 18h00 de segunda a sexta-feira.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá