Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 16 de junho de 2017 - 09:15h
Governo divulga resultado da eleição democrática em escolas da rede estadual de ensino
Comunidade escolar elegeu quem vai administrar as escolas Deusolina Salles Farias, Azevedo Costa e Gonçalves Dias, em Macapá; e Augusto Antunes, em Santana.
Por:
Foto: Erich Macias
As eleições foram realizadas de acordo com o modelo de gestão democrática e definiu o grupo gestor formado por diretor, diretor adjunto e secretário escolar.

Na próxima segunda-feira, 19, serão homologados os resultados das eleições para gestão democrárica realizadas esta semana nas escolas da rede estadual Deusolina Salles Farias, Azevedo Costa e Gonçalves Dias, em Macapá; e Augusto Antunes, em Santana. Cada grupo gestor eleito, formado por diretor, diretor adjunto e secretário escolar, irá administrar sua unidade até 2020. O processo foi coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), com parceria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Não havendo recursos, os conselhos escolares encaminharão o resultado à Seed, que vai enviar ao governador Waldez Góes para as devidas nomeações. A expectativa é que a posse ocorra no dia 28 deste mês.

Na Escola Deusolina Salles Farias não houve votação direta, pois houve apenas um inscrito para cada cargo. No colégio, foi realizada uma assembleia geral para referendar os candidatos inscritos, permanecendo assim o mesmo grupo gestor. No colégio Azevedo Costa os eleitores decidiram por Josenei Pessoa (90%), para diretor; Jana Silva (90%) para diretora adjunta; e Ryan Muller (95%) para secretário escolar.

A comunidade escolar da Gonçalves Dias elegeu Celso Muricy (82,7%) para diretor; Elton Ferreira (60%) como diretor adjunto; e Lina Rosa da Silva (91%) para secretária escolar. Na escola Augusto Antunes o resultado ficou assim: diretor: Nilson da Silva (64,4%), diretor adjunto: Josué Lima (60,9%); e secretária escolar: Náidia Cortes (89,9%).

O mandato é de três anos e o diretor terá o trabalho avaliado constantemente pela comunidade e Conselho Escolar. O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP) é parceiro da Seed no processo de eleição. Além de fornecer as urnas eletrônicas para a votação, técnicos do Tribunal Eleitoral também treinaram os mesários.

Gestão democrática

O sistema de gestão democrática permite a participação direta da comunidade escolar na escolha do grupo gestor. A gestão democrática propõe a criação do Conselho Escolar, do Conselho de Professores, do grêmio estudantil, da assembleia geral e da eleição do diretor. O projeto estabelece que estudantes, professores, funcionários e comunidade têm direito de participar da administração pedagógica e financeira da escola. Cerca de 7,5 mil pessoas participaram desta votação.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá