Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 17 de fevereiro de 2017 - 11:05h
Inscrições para programa de intercâmbio terminam no domingo
Programa disponibiliza quatro bolsas de estudos para estudantes da rede pública.
Por:
Foto: Arquivo pessoal
Estudante Thiago Rodrigues foi selecionado em 2016 e vive a experiência de morar em outro país

As inscrições para concorrer às quatro bolsas de estudos nos Estados Unidos pelo programa Global Citizens of Tomorrow terminam no domingo, 19, às 11h, horário local. Podem se inscrever alunos da rede pública de ensino, entre 15 e 18 anos de idade. A inscrição é gratuita e a prova online, por meio do site www.afs.org.br. A lista dos finalistas e um suplente deve ser divulgada no dia 23 de fevereiro.

O programa ocorre no Amapá por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e a AFS Intercultura Brasil. O embarque dos selecionados para os Estados Unidos está previsto para o mês de agosto deste ano.

Em 2016, quatro jovens amapaenses foram selecionados para viver a experiência de estudar e morar em outro país. Um deles foi o jovem Thiago Rodrigues, 18 anos, que diz estar tendo uma experiência maravilhosa com essa vivência.

“É uma sensação incrível poder estar em contato com outro idioma, conhecendo pessoas do mundo todo, colocando em prática o idioma inglês. Um aprendizado que vou levar para o resto da vida”, conta Thiago. 

O grupo de amapaenses retorna para o Brasil em agosto deste ano. Junto com Thiago estão as estudantes Danielle Oliveira, 16, Vitória Gaia, 17, que assim como ele são do Instituto Federal do Amapá (Ifap) e o estudante da Escola Estadual Elias de Freitas Trajano de Souza, Záiton Cutrim, 17.

A primeira etapa do processo é por meio do sistema online com uma prova de 20 questões de múltipla escolha e uma redação de um parágrafo, em português, sobre um problema de sua comunidade. O aluno tem 60 minutos para realizar a prova e a redação.

Nos requisitos para se inscrever no programa, o candidato deve possuir renda familiar de até cinco salários mínimos, estar cursando o Ensino Médio em escola pública, sem qualquer tipo de reprovação no currículo, não pode estar cursando o último ano do Ensino Médio no momento da inscrição, ter bom desempenho acadêmico nas ciências e matemática e possuir nível de inglês intermediário ou avançado.

Os selecionados terão cobertura e suporte com passagem internacional, incluindo ida e volta passagem doméstica nos EUA até a cidade onde ficarão hospedados, transporte entre casa e escola, hospedagem e alimentação em casa de família voluntária, material escolar, seguro saúde e colocação escolar.

A bolsa inclui também pagamento da taxa de emissão de visto americano, passagem doméstica no Brasil até o aeroporto de embarque para os Estados Unidos, além de ajuda de custo de US$ 120 por mês durante o tempo que passar fora.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá