Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 20 de abril de 2017 - 16:23h
Governo realiza primeira caravana do ID Jovem no Amapá
Primeira ação itinerante ocorreu nesta quinta-feira, 20, no aniversário da Escola Nilton Balieiro, na zona oeste de Macapá.
Por:
Foto: Maksuel Martins
Ainda foram atendidos cerca 55 jovens que não puderam ser inclusos no programa, por não estarem cadastrados ou com dados desatualizados no CadÚnico

O Governo do Amapá realizou a primeira Caravana ID Jovem com ações de consulta, cadastro e emissão do documento que dá direito à meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos a jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, além de desconto de 50% ou gratuidade em transportes coletivos interestaduais. 

Coordenada pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv), a ação itinerante ocorreu nesta quinta-feira, 20, no aniversário de 13 anos da Escola Estadual Nilton Balieiro, no bairro Marabaixo 3, zona oeste de Macapá, a convite da Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio da coordenação pedagógica da escola.

A titular da Sejuv, Joelma Santos, destacou que o governo do Estado pretende intensificar ações itinerantes como esta, para alcançar o maior número de jovens que se enquadram nos pré-requisitos do programa, aderido pelo Amapá no mês passado. “A partir do dia 8 de maio, nossas equipes irão percorrer todos os municípios do Estado. Queremos alcançar cerca de 30% da meta de 80 mil jovens. Somente em Macapá, há 35 mil jovens a serem contemplados”, adiantou.

A caravana integrou a programação da escola intitulada “Nilton Balieiro em Ação”, na qual, 82 pessoas com idade entre 15 e 29 anos, emitiram a sua identidade jovem. “A juventude da escola Nilton Balieiro e da comunidade nos recepcionou com muita alegria, por se tratar de um projeto inovador, pactuado entre o governo do Amapá e o governo federal. Vamos retornar à escola em um outro momento, para fazer um mutirão mais específico em horários intermitentes com entrada, intervalo, saída e ação itinerante fixa, a fim de disseminar a informação sobre este instrumento que garante o acesso, entre outras coisas, à cultura e mobilidade”, considerou Joelma Santos, mencionando, ainda, que nesta região, há cerca de três mil jovens que contemplam os critérios do ID Jovem.

A diretora-adjunta da Escola Nilton Balieiro, Tereza Cruz, relatou que o público escolar e os moradores ficaram muito interessados em conhecer e aderir ao programa. “A nona edição deste evento, em parceria com vários órgãos, proporcionou a estas pessoas o livre acesso a diversos serviços, entre cidadania, saúde e cultura. A adesão ao ID Jovem foi um dos serviços mais procurados, porque o jovem precisa desta referência, deste auxílio, de sentir a gestão próxima e em favor dele, para oportunizá-lo desfrutar de novos horizontes. Portanto, a Caravana ID Jovem veio somar grandiosamente conosco”, avaliou.

ID Jovem

O ID Jovem é um programa do governo federal lançado em dezembro de 2016, que o Amapá aderiu no dia 24 de março. Para ser beneficiado, além de obedecer ao critério de idade, o jovem deve possuir renda familiar de até dois salários mínimos e estar inscrito no Cadastro Único de Acesso a Programas Sociais (CadÚnico) que gera o Número de Identidade Social (NIS).

O jovem que não está incluso ou está com dados desatualizados no CadÚnico, deve procurar o Centro de Referência em Assistência Social (Cras). A adesão é realizada via aplicativo para smartphone compatível com sistemas Android, IOS e Windows Phone ou por meio do endereço eletrônico www.caixa.gov.br.

Ao se cadastrar, o jovem tem acesso à sua identidade jovem, que pode ser impressa para apresentação, junto com documento oficial com foto, nos locais ou transportes. A Caixa Econômica Federal é quem gerencia o programa.

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá