Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 01 de junho de 2017 - 14:49h
GTA passa por treinamento para combate a incêndios no Amapá
Comandantes e tripulação do GTA estão sendo preparados para apoiar missões do Corpo de Bombeiros no combate a queimadas e incêndios florestais
Por: .Colaboradores: Elden Carlos, Márcio Bacelar
Foto: GTA
Os membros do GTA recebem treinamento para atuar no combate a incêndios florestais

Prevendo ações de apoio ao plano de prevenção, controle e combate às queimadas do Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AP), o Grupamento Tático Aéreo (GTA), vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), realizou na quarta-feira, 31, um treinamento operacional para capacitar seus integrantes para o atendimento de ocorrências que envolvam combate a incêndios. De acordo com o novo comandante do GTA, Rachid Neto, o objetivo do treinamento é dotar o grupo de conhecimento técnico/operacional para atuar em missões de apoio ao Corpo de Bombeiros.

"Estamos preparando os comandantes e a tripulação do GTA para dar suporte nas missões que envolvam atendimento a queimadas. Com a chegada do verão, o Corpo de Bombeiros acaba sofrendo uma demanda muito grande em relação aos focos de incêndio. Por isso nos antecipamos com esse treinamento para deixar nossa equipe apta a ajudar no combate aos sinistros em todo o estado", garante o comandante.

Para auxiliar no combate às queimadas e incêndios florestais, o GTA dispõe de um equipamento chamado Bambi Bucket, ferramenta eficiente para contenção de incêndios, pois é capaz de despejar centenas de litros de água sobre a vegetação em chamas. O comandante Rachid Neto acrescentou, ainda, que nas próximas fases de treinamento os integrantes do GTA passarão por capacitações em resgate de pessoas em situação de afogamento, além de outras áreas.

"Trabalhos com missões de patrulhamento preventivo, apoio à Polícia Rodoviária Federal, Operação Verão nas rodovias e balneários, ações do Corpo de Bombeiros do Amapá, da Polícia Militar, treinamento operacional, remoção aeromédica, entre outras atividades, logo, é necessário se ampliar esse leque de prestação de serviço à sociedade. Já temos novos investimentos em equipamentos previstos para garantir um atendimento de excelência", concluiu.

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá