Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 29 de julho de 2016 - 11:32h
“É ainda mais bonita”, diz espectadora sobre a Festa de São Tiago das Crianças
À noite, a programação dos 239 anos da Festa de São Tiago encerrou com show no palco principal.
Por:
A presença das crianças, sua pureza dá uma beleza a mais à festa”, diz espectadora.

Duas tardes onde o espetáculo ficou por conta das crianças. Foi assim na última quarta-feira, 27, e quinta-feira, 28, quando aconteceu a Festa de São Tiago das Crianças, em Mazagão Velho, que encerrou a programação dos 239 anos da festividade.

No primeiro dia aconteceu a encenação da Entrega dos Presentes e Baile de Máscaras. Mas o “grande dia” foi na quinta-feira, quando aconteceu o Círio pelas ruas da vila, com direito às pequenas figuras de São Jorge, São Tiago, Atalaia, mouros e cristãos – tudo como os adultos fizeram três dias antes.

Na rua Senador Flexa, onde acontece a procissão, público modesto, distante da multidão do dia 25 de julho. Entre os espectadores, a professora Eutélia dos Santos Pereira, de 42 anos, que veio de Goiás passar as férias na casa de parentes no Amapá e foi conferir a festa das crianças, da qual já havia ouvido muito falar.

“É ainda mais bonita que a dos adultos, que eu já conhecia. A presença das crianças, sua pureza dá uma beleza a mais à festa”, diz a educadora.

As figuras de São Jorge e São Tiago 2016 têm dez anos de idade. São os primos Edgar Davi Videira da Silva Ramos e José Caio da Silva Ramos, respectivamente. Com todo apoio das mães, concluíram o percurso e fizeram o juramento na frente da igreja Nossa Senhora da Assunção.

Pela parte da tarde, houve a encenação teatral dos episódios da guerra entre mouros e cristãos: passagem do Bobo Velho, descoberta o morte do Atalaia, armadilha, roubo das crianças e a aparição de São Tiago. Teatro vivido pelas crianças “montadas” em “cavalos” feitos de miriti e enfeitados com papel de seda, vivendo a tradição que um dia elas serão responsáveis de conduzir.

Os pequenos mouros e cristãos ainda receberam lanche no Barraco de São Tiago, por volta de 11h de quinta-feira, 28. À noite, a programação dos 239 anos da Festa de São Tiago encerrou com show no palco principal.

 

Tradição com apoio do Governo do Amapá

Uma das maiores manifestações culturais do Amapá, a Festa de São Tiago é tradição que completa 239 anos – é realizada desde 1777, com ponto alto nos dias 24 e 25 de julho. Foi trazida da África com os primeiros habitantes de Mazagão Velho, que vieram para a Amazônia depois que uma colônia portuguesa no Marrocos foi desativada e transferida para o Amapá.

A festividade mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto. É realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Estado do Amapá e Prefeitura de Mazagão.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá