Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 02 de agosto de 2017 - 13:52h
Exploração de petróleo: GEA divulga mapa que prevê sensibilidade ambiental do Rio Amazonas
A elaboração do plano faz parte de uma estruturação nacional de combate à poluição por óleo.
Por: Weverton Façanha
Foto: Marcelo Loureiro/SECOM
O lançamento ocorreu durante um seminário realizado no Museu Sacaca e contou com a participação de representantes de diversos órgãos ligados ao meio ambiente.

O governo do Estado apresentou nesta quinta-feira, 2, o projeto das Cartas de Sensibilidade Ambiental para o Derramamento de Óleo da Foz do Amazonas – Cartas SAO. A publicação inédita é resultado de pesquisas coordenadas pelo Instituto de Estudos e Pesquisas do Amapá (Iepa), Museu Emílio Goeldi e Universidade Federal do Pará (Ufpa). O projeto envolveu mais de 100 pesquisadores dos Estados do Amapá e Pará.

O lançamento ocorreu durante um seminário realizado no Museu Sacaca e contou com a participação de representantes de diversos órgãos ligados ao meio ambiente.

Os trabalhos produziram um total de 26 Cartas, divididas em três direcionamentos, sendo: quinze cartas em nível operacional, dez em nível tático e uma de modo estratégico. A elaboração do plano faz parte de uma estruturação nacional de combate à poluição por óleo, em função da futura exploração de petróleo na costa dos Estados. As pesquisas se concentraram na Bacia Marítima da Foz do Amazonas (BMFZA).

“Esse trabalho exigiu muito das equipes, mas agora é uma realidade e podemos nos orgulhar de cada profissional. Esse mapeamento servirá de parâmetros para outras pesquisas e é um material completo para o universo acadêmico”, declarou o diretor-presidente do Iepa, Wagner Costa.

Francinete Facundes, especialista em geoprocessamento e ordenamento territorial do Iepa e palestrante no seminário, destacou a importância da conclusão do trabalho para área ambiental. “Com a finalização das pesquisas nós temos um banco de dados geográficos e isso é importantíssimo para encontrarmos respostas para alguns acontecimentos ambientais em nossa região”, disse.

Em conclusão das atividades do projeto foram apresentados o Atlas da BMFZA e o website http://iepa.ap.gov.br/saofza, que contém todas as informações das diferentes fases do projeto. No website os principais são o Atlas e o Banco de Dados Geográfico, deixando aberto a diferentes segmentos da sociedade um rico material de consulta e de trabalho.

Durante o evento o secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Creão, afirmou que as pesquisas nos Estados serão referenciais para diversos profissionais. “Sabemos que nossos profissionais são capacitados e esses trabalhos lhe darão grandes retornos. A partir de agora podemos ter acesso a um novo cenário da área ambiental da nossa costa”.

Os detalhes da pesquisa também podem ser acessados no site do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), no endereço: http://www.iepa.ap.gov.br  

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá