Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 03 de agosto de 2017 - 14:15h
Caesa avança nas tratativas para construção de sistema de água tratada em Calçoene
Companhia apresentou projeto e levantamento orçamentário da obra aos gestores municipais.
Por:
Diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, reuniu com representantes do município para discutir o projeto para a cidade

A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) está avançando nas tratativas com a Prefeitura de Calçoene em relação ao planejamento da ampliação do sistema de abastecimento de água na cidade. Na quarta-feira, 2, a equipe técnica da companhia apresentou aos gestores municipais o levantamento orçamentário e o projeto do empreendimento para a execução da obra.

De acordo com o diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, serão necessários R$ 9 milhões para a construção do sistema, o que inclui a ampliação da rede de distribuição. Esse trabalho foi realizado através dos estudos realizados pela diretoria técnica da companhia.

“Desde a audiência realizada na Câmara de Vereadores, em julho, estamos trabalhando no projeto para subsidiar a prefeitura que, por sua vez, fará a articulação junto ao governo federal na busca de recursos para a execução desta obra”, disse o gestor.

O prefeito de Calçoene, Jones Cavalcante, elogiou o trabalho da companhia e informou que há uma reunião agendada no dia 15, na Fundação Nacional de Saúde (Funasa), onde será tratada a liberação de valores para a obra.

“Nós já estamos nos adequando às normas exigidas pela Funasa, na área de saneamento, para que possamos estar aptos para receber estes investimentos. Nessa reunião, será apresentado o projeto e vamos deliberar para que haja a aprovação dele o quanto antes”, explicou.

O presidente da Câmara de Vereadores, João “7 Ilhas”, destacou a importância do projeto para a população e disse que o apoio da Caesa é necessário para que as tratativas para o início da obra avancem.

“A gente espera que esse recurso seja aprovado, porque a população realmente precisa de um melhora na prestação do serviço. Não só eu, como os demais vereadores estamos apoiando o trabalho da prefeitura e da Caesa”, declarou.

O sistema

A Caesa trabalhou na readaptação do projeto inicial para a construção de um novo sistema de abastecimento para atender, de forma integral, o município e também garantir maior longevidade da estrutura. A localização atual do sistema precisa ser mudada, porque o terreno está sofrendo o processo de erosão com o avanço do Rio Calçoene.

A partir do novo projeto, tanto a estação de captação quanto a adutora funcionarão no local conhecido como Sete Ilhas. Atualmente, o sistema da Caesa atende de forma parcial sete dos oito bairros do município, no período de 6h a 0h

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá