Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 05 de janeiro de 2017 - 13:13h
Sesa pede apoio dos pais para incentivarem os filhos a se vacinar contra o HPV
Vacinas estão disponíveis nas salas de vacinação de todas as unidades básicas de saúde
Por:
Foto: Secom Arquivo
Estratégia amplia a cobertura vacinal e passa a abranger os meninos entre 12 e 13 anos

Crianças e adolescentes entre 9 e 13 anos não podem deixar de tomar a vacina contra o vírus HPV, que provoca o câncer de colo do útero e outras doenças. As doses estão sendo ofertadas nos postos de saúde, onde a população também poderá encontrar a vacina contra a meningite.

Com relação ao HPV, a imunização está sendo destinada a meninas com idades de 9 a 13 anos e aos portadores do HIV com idade entre 9 e 26 anos. Este ano, a vacinação também inclui os meninos entre 12 e 13 anos. O esquema vacinal para meninos e meninas é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Para os portadores de HIV, o esquema vacinal é de três doses.

A coordenadora da Central de Distribuição de Imunobiológicos (CADI), Andréia Marvão, ressaltou que os pais devem incentivar os adolescentes a tomarem a vacina. "Reforçamos que os pais devem levar seus filhos e filhas para garantir mais saúde e qualidade de vida aos mesmos", reforçou.

A vacinação contra a meningite é feita em três momentos: aos três meses, aos cinco meses e com um ano de idade. De acordo com o Ministério da Saúde, as crianças estão mais suscetíveis a desenvolverem as formas mais graves da doença.

A vacinação é importante pois as pessoas podem portar a bactéria que causa a doença meningocócica sem desenvolver os sintomas, mas ainda assim transmiti-la.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá