Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
domingo, 05 de março de 2017 - 10:51h
Agricultores de Pedra Branca são beneficiados com equipamentos
Governo do Amapá entregou um caminhão, um trator e uma carreta para escoamento da produção da região
Por:
Foto: Marcelo Loureiro
Entrega ocorreu na comunidade Sete Ilhas, distante 76 km do município de Pedra Branca

Um agricultor passa meses trabalhando para produzir alimentos e comercializá-los. Agora, imagina perder todo esse tempo de trabalho por falta de transporte para o escoamento dessa produção. Para evitar que situações desse tipo ocorram, o Governo do Estado do Amapá (GEA), entregou, no sábado, 4, um caminhão, um trator e uma carreta para reforçar a agricultura familiar no município de Pedra Branca do Amapari. A entrega ocorreu na comunidade Sete Ilhas, distante 76 km da sede.

Além de Sete Ilhas, os implementos agrícolas entregues que fazem parte da política do governo de fortalecimento da agricultura familiar, também atenderão as comunidades Tucano I e Tucano II, totalizando 300 famílias atendidas.

Uma delas é a da Edineusa Monteira, que trabalha na agricultura desde os 10 anos. A moradora da comunidade Tucano I, diz que a maior dificuldade enfrentada por ela é o transporte dos produtos da propriedade até a BR 210, onde o caminhão pega a produção para levar para as feiras em Macapá. “É muito difícil para nós agricultores sairmos dos ramais. Esse trator auxiliará puxando a carreta com os produtos até o ponto do caminhão. Além de dar apoio no preparo de área para o plantio”, afirmou.

A necessidade de um trator foi identificada, durante visita do setor econômico ao município para a construção do Plano Integrado dos Municípios. Na ocasião, os agricultores apresentaram a dificuldade do escoamento, pois o trator da prefeitura que atendia a região estava quebrado. “Propomos essa parceria com o município para o desenvolvimento agrícola da comunidade e disponibilizamos o trator com a carreta. O próximo passo é ajudar na organização da política agrícola do município e identificar quais outros implementos são necessários para a região”, informou o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Hélio Dantas.

O caminhão é para atendimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) adquirido por meio de um convênio entre o GEA e o Governo Federal. Em Pedra Branca, 48 produtores fornecem alimentos para o GEA que repassa para as entidades cadastradas. No ano passado, R$ 165 mil foram executados no município, correspondentes a 42 toneladas de alimentos compradas. Mais de 2 mil pessoas foram atendidas pelo programa.

Dantas também anunciou mais benefícios para a região. “Entregaremos mais um caminhão para o município e temos R$ 982 mil do Programa de Produção Integrada destinados a Pedra Branca”.

O secretário municipal de Agricultura, Daniel Ferreira, destacou a atenção dada pelo governo ao município e as parcerias fechadas. “Estamos sendo atendidos pelo governo nas nossas demandas e contamos com esse apoio para atender os nossos produtores”, disse.

O evento contou com participação de agricultores, autoridades municipais e do secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Robério Nobre e do diretor-presidente do Instituto do Desenvolvimento Rural do Amapá, José Maria Damasso.

PPI
Durante o evento, o governo apresentou aos agricultores o Programa de Produção Integrada (PPI), que visa incentivar o plantio de alimentos. O edital de chamada pública está aberto para as entidades se cadastrarem e participarem do programa e despertou o interesse do produtor Juarez Brito. “Chegou em uma boa hora para ajudar os produtores da perimetral norte na expansão da produção”, disse.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá