Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 19 de novembro de 2015 - 11:33h
Sistema de Gestão de Recursos Humanos é apresentado aos gestores escolares
O encontro foi conduzido pelas secretarias de Estado da Educação e Administração, além da PGE e CGE
Por:
Diretores e secretários de escolas de todo o Estado participaram na terça-feira, 18, no Teatro das Bacabeiras, de uma reunião para apresentação do Sistema de Gestão de Recursos Humanos e Pagamento de Folha (SIGRH). O encontro foi conduzido pelas secretarias de Estado da Educação (Seed) e Administração (Sead), além da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Controladoria Geral do Estado (CGE).

 

Em pauta, orientações sobre a utilização do novo sistema dentro de uma matriz (formulário) que servirá para definição dos componentes curriculares e a carga horária correspondente a cada professor, incluindo os projetos de salas ambientes. O encontro também serviu para socializar questões técnicas e jurídicas, além de informes administrativos relacionados à implantação do novo sistema.  

 

O SIGRH é um sistema integrado e inteligente de recursos humanos que vai além da coleta de dados. Ele será responsável pelo cruzamento de informações já existentes, cujo último levantamento foi realizado no mês de julho deste ano pela Seed. O sistema também será alimentado com informações da Unidade de Lotação e Movimentação (Ucolom) e do Núcleo de Informática (Nuinfo), que destaca o histórico, lotação e carga horária de cada professor.   

 

Para José Marlúcio Alcântara, analista de tecnologia do Centro de Gestão em Tecnologia da Informação do Amapá  (Prodap), e responsável pela coordenação do SIGRH, afirma que o modelo já estava sendo trabalhado desde o início da gestão, e é preparado para identificar possíveis inconsistências e promover as correções.

 

“O novo sistema foi concebido com a perspectiva de ser uma ferramenta integradora de bancos de dados, proporcionando ao gestor conhecer e acompanhar a carreira do servidor, desde sua contratação até a sua aposentadoria”, disse.    

 

A partir da próxima segunda-feira, 23, o SIGRH começa a funcionar com o encaminhamento de documentos como, a carta de apresentação de todos os professores, mapa de frequência da carga horária e mapa de projetos das salas ambientes. Os gestores serão responsáveis pelas informações prestadas a Sead, que deverá recebê-los em uma sala específica para a entrega dos documentos. Para esse trabalho foram disponibilizados 10 técnicos. Após a entrega das informações será gerado um protocolo para assinatura dos diretores. 

 

De acordo com a secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, o Estado precisa saber quantos servidores estão ligados à educação, seu local de atuação e qualificação.

“É uma política de gestão de pessoas do Estado que está começando pela Seed por ser o órgão que detém quase 65% dos servidores públicos do Amapá. O novo sistema vai facilitar o planejamento, enquanto instituição e governo. Saberemos com precisão das demandas efetivamente para um concurso público, por exemplo. Não é possível trabalhar com gestão de pessoas sem a tecnologia, e o SIGRH é um grande avanço”, ressaltou Medeiros.  

 

A previsão é que até o mês de janeiro de 2016 todas as informações estejam fechadas para que seja realizado um novo balanço com prospecção de um processo para contrato administrativo e concurso público. 

 

Cronograma de atendimento 

 

Data              Horário                        Grupo de Escolas 

23/11/15    8h às 12h             Amapá, Calçoene, Cutias, Ferreira Gomes

24/11/15    8h às 12h            Itaubal, Laranjal do Jari, Pedra Branca

25/11/15    8h às 12h            Pracuuba, Serra do Navio, Tartarugalzinho, Vitória do Jari

26/11/15    8h às 12h            Mazagão, Oiapoque, Porto Grande

 

Período da Tarde 

23/11/15           14h às 18h      Santana Urbano e Rural

24 a 26/11/15  14h às 18h      Macapá Zona Urbana, Nae I ao Nae 15

 

Manhã e Tarde

27/11/15         8h às 12h e 14h às 18h   Escolas da Zona Rural de Macapá

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá