Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 09 de junho de 2017 - 13:21h
Governo apresenta programas habitacionais em Fórum Internacional da Amazônia
O estudo técnico desenvolvido pela Secretaria das Cidades foi um dos temas principais do fórum que aconteceu na capital federal
Por:
A apresentação incluiu estratégias e ações concretas do Governo do Amapá para as cidades.

O plano governamental de requalificação e integração de espaços urbanos degradados, por meio do estudo de caso do incêndio que destruiu 250 casas e desabrigou quase 400 famílias no bairro Perpétuo Socorro, em 2013, foi apresentado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento das Cidades no Fórum Internacional sobre a Amazônia, realizado de 6 a 9 de junho na Universidade de Brasília.

A equipe da Coordenaria de Políticas Habitacionais da SDC mostrou como o Governo do Amapá está discutindo e tratando a problemática da habitação em áreas de degradação e subnormais sob uma perspectiva orgânica, visando a vida da comunidade e da sociedade integrada.

”Conseguimos mostrar que estamos dialogando com o Plano Plurianual do Estado que, por sua vez, está em concordância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [Agenda 2030]. O governo do Estado está pensando em cidades inclusivas e com o princípio da moradia digna”, frisou Elaine Santos, coordenadora de Políticas Habitacionais da Secretaria das Cidades.

O projeto do governo tem a intenção de construir habitações dignas, com saneamento, água potável, mobilidade, acessibilidade, áreas verdes e equipamentos públicos. “Não nos limitamos ao sinistro, mas mostramos em nossa apresentação um olhar amplo da Secretaria das Cidades e inserimos uma área maior a ser alcançada no Amapá, que ainda espera de ações do poder público e que vivem todos os dias na iminência de ocorrer outro sinistro como o de 2013”, disse Adailson Bartolomeu, gerente do Núcleo de Apoio e Desenvolvimento de Projetos da SDC.

Os técnicos acreditam que oportunidade dada ao Amapá no Fórum Internacional da Amazônia é única, e discutir o direito a cidades igualitárias é fundamental. “Mostramos o que estamos fazendo no Amapá e até mesmo tentando dentro de nossa realidade, partindo de um sonho coletivo”, pontuou Rojane Martel, gerente do Núcleo de Elaboração de Projetos Técnico-Sociais da Secretaria de Desenvolvimento das Cidades.

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá