Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 14 de maio de 2016 - 17:34h
Jogos integram escolas e buscam a descoberta de talentos
Jogos Escolares Amapaenses 2016 reúnem mais de quatro mil estudantes de todo o Estado
Por:

Uma bonita festa, com direito à passagem da tocha olímpica e acendimento da pira, marcou neste sábado, 14, a abertura dos Jogos Escolares Amapaenses 2016, no Ginásio Avertino Ramos, em Macapá. As competições organizadas pelo Governo do Estado do Amapá (GEA), por meio da Secretaria de Estado, Desporto e Lazer (Sedel) e Secretaria de Estado e da Educação (Seed), serão em diversas modalidades como: handebol, basquete, futsal, vôlei, judô, tênis de mesa, entre outras. A novidade será a disputa das modalidades paralímpicas, onde os representantes do Estado vêm conseguindo bons resultados fora do Estado.

A programação iniciou com a saída da tocha olímpica escolar da Escola Estadual Tirantes. Carregada por um aluno do tênis de mesa, ela percorreu a Avenida Fab, uma das principais vias da capital. Por onde a tocha passava, recebia incentivo. Ao chegar em frente à Escola Estadual Gabriel de Almeida Café, centenas de estudantes aguardavam e outro estudante recebeu a tocha e a conduziu até a próxima parada na Praça da Bandeira. Durante a troca de condutores, alunos paratletas também tiveram a oportunidade de carregar a tocha, um dos momentos mais emocionantes da abertura dos jogos.

Ao chegar próximo ao Ginásio Avertino Ramos, o símbolo dos jogos foi conduzido pelo atleta da seleção brasileira de taekwondo Gabriel Nascimentos, que já disputou os Jogos Escolares. Ele fez o acendimento da pira olímpica, marcando a abertura oficial das competições. O lutador destacou a importância das disputas no âmbito escolar. “Acredito que os Jogos Escolares é a principal ferramenta para descoberta de talentos. Eu participei dos jogos e é a partir daqui que a gente consegue se identificar com determinado esporte. Pra mim é uma honra, hoje, estar conduzido essa tocha”, disse.

A edição deste ano dos Jogos Escolares Amapaenses 2016 deverá reunir mais de 4 mil alunos de aproximadamente cem escolas de todo o Estado. A disputas servem como seletivas para a disputa nacional denominada Jogos da Juventude, prevista para ocorrer nos meses de setembro e novembro, em João Pessoa, na Paraíba. A secretária de Educação do Estado, Conceição Medeiros, destacou o papel da escola no incentivo ao esporte. “A escola é fundamental no contexto de incentivar o estudante a praticar seja qual for a modalidade. Lógico, aliando sempre a educação e a disciplina em sala de aula como valores primordiais. Somos incentivadores dos Jogos Escolares e temos certeza que nossa contribuição tem papel fundamental para que, no futuro, os nosso estudantes possam obter excelentes resultados nacionalmente”, afirmou.

Para o secretário da Sedel, Edinoelson Trindade, mesmo em tempos de crise, a pasta decidiu manter a realização das competições. Tudo com o objetivo de, cada vez mais, levar o nome do Amapá ao lugar mais alto do pódio. “Esse é a nossa contribuição. O Estado, como principal incentivador nas diversas modalidades esportivas, cumpre seu papel de realizar os Jogos Escolares 2016, mesmo passando por essa crise gigantesca. Estão aí nossos alunos, dando uma demonstração que temos potencial em diversos esportes e, agora, tenho certeza que vamos ter excelentes competições”, finalizou.

Competições

A abertura dos Jogos Escolares 2016 foi neste sábado, mas as disputas começam apenas no dia 21, o que vai permitir às equipes pelo menos uma semana a mais de preparação antes da estreia em uma das muitas modalidades esportivas. Os jogos, que vão até o dia 30 de junho, serão disputados nos ginásios Avertino Ramos, Paulo Conrado, do Trem Desportivo Clube e da Polícia Militar. Mais de quatro mil estudantes de aproximadamente cem escolas estaduais, municipais e particulares de todo o Estado participam da competição.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá