Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 10 de agosto de 2017 - 14:54h
Polícia Militar divulga balanço das ações do primeiro semestre
Dados são relacionados ao primeiro semestre de 2017 e comparados ao mesmo período do ano passado.
Por: Weverton Façanha
Foto: Arquivo Secom
No primeiro semestre a Polícia Militar atuou em grandes eventos, como o carnaval, e garantiu a segurança da população

O Governo do Estado do Amapá divulgou nesta quinta-feira 10, os números referentes ao trabalho da Polícia Militar, nos municípios de Macapá e Santana, referente ao primeiro semestre de 2017. Os dados atuais apontam uma diminuição no número de homicídios e aumento nas apreensões de drogas, recuperação de veículos (carro e moto), no cumprimento de mandado de prisão, captura de foragidos e desobediência à decisão judicial. Todos os dados foram comparados com o mesmo período do ano passado.

Dentre as estatísticas criminais que apresentam um decréscimo significativo está o número de homicídios. De 1º de janeiro a 30 de junho de 2017, foram registrados 107 assassinatos, uma diminuição em torno de 12,30%, em relação ao mesmo período do ano passado.

Também houve acréscimos nas apreensões de drogas (maconha, sintética, cocaína e crack). De janeiro a junho de 2017, foram apreendidos 145 quilos, em todo o Estado, com um aumento de 114%. Na recuperação de veículos, os números da Polícia Militar mostram, ainda, uma evolução neste ano. Foram recuperados 123 veículos (carros e motos), um acréscimo de 8,84%.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Rodolfo Pereira, os números mostram o empenho da instituição em desenvolver suas atividades com rigor e ordem. “Temos um saldo positivo se compararmos os números com os do ano passado. Isso tudo se dever ao trabalho de cada policial militar, que se dedica a prestar um serviço de qualidade à população”, disse.

Outros números que apresentam resultados positivos são os de cumprimento de mandado de prisão, captura de foragidos e desobediência à decisão judicial, com 238 prisões efetuados, um aumento de 17,24%.

Outro aspecto que contribui para o saldo positivo das ações da Polícia Militar é o investimento feito pelo governo do Estado na aquisição de novas viaturas, rondas ostensivas e constantes operações em áreas consideradas com maior vulnerabilidade.

“Atualmente, nós estamos trabalhando com uma excelente resposta por parte do governo. No início do ano, foi-nos entregue novas viaturas e, agora, estamos terminando um projeto de reorganizar o planejamento da carreira militar. Tudo isso, contribui para um desenvolvimento melhor nas atividades. Dessa maneira, pretendemos encerrar o ano com números melhores do que no ano anterior”, avaliou o coronel Rodolfo.

Neste primeiro semestre, a Polícia Militar, também, já realizou mais de 60 operações, com uma mobilização de cerca de 3.500 policiais militares. Os dados apresentados são da Divisão de Estatística da Polícia Militar do Amapá.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá