Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 12 de janeiro de 2017 - 14:09h
Reforço da segurança nas escolas é debatido em simpósio
Apresentar ações de policiamento escolar é um dos temos discutidos no encontro
Por: .Colaboradores: Thiago Soeiro
Foto: Patrick Tavares
Além do policiamento, escolas serão monitoradas eletronicamente este ano

Simpósio envolvendo segurança pública e educação estadual discutiu o reforço da segurança na rede escolar, este ano. Além da ampliação do policiamento, os pais também devem participar da campanha.

O I Simpósio de Policiamento Escolar Comunitário aconteceu nesta quinta-feira, 12, no auditório da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Publica (Sejusp). O objetivo foi traçar metas sobre as atuações da Policia Militar (PM) neste ano.

De acordo com o secretário de segurança pública, Ericláudio Alencar, é inaceitável que a violência atormente alunos, professores, pais, funcionários e diretores. “Vamos dar mais segurança à comunidade escolar. Esse ambiente é local de formação ética e moral”, comentou Alencar.

O secretário destacou a importância da participação e acompanhamento dos pais na educação dos filhos, a fim de contribuir que o índice de violência dentro da escola possa diminuir.

“É importante que os pais tenham participação, orientando e fiscalizando o comportamento dos filhos. Temos que trabalhar em conjunto para que os resultados possam ser satisfatórios”, destacou Alencar.

A Polícia Militar disponibiliza cerca de 40 militares para fazerem o policiamento nas escolas de Macapá e Santana. O efetivo para 2017 deve aumentar. O simpósio encerra na sexta-feira, 13.

 

Vigilância eletrônica

Na ocasião, o secretário adjunto de politicas educacionais, Sebastião Magalhães, reafirmou a importância de se fortalecer as parcerias com estes órgãos para melhoria da segurança escolar. “Temos que ter a consciência que o problema de segurança, não é um problema da comunidade escolar, mas um problema externo que atinge este público, e isso é uma responsabilidade de todos, tanto da sociedade quanto dos órgãos”, destacou.

Ainda sobre o assunto, o secretário ressaltou o trabalho que vem sendo realizando para a implantação do sistema de monitoramento eletrônico. Este ano, 135 escolas receberam o monitoramento. Os kits de vigilância começaram a ser instalados na última semana e a previsão é que até o final de janeiro todas as unidades escolares recebam o monitoramento.

E concluiu ressaltando que a Seed em parceria com o MP-AP vem realizando o trabalho de práticas restaurativas dentro das unidades escolares e aos poucos vai se apropriando e desenvolvendo ainda mais das atividades para esta área.

Participaram da reunião, membros do Ministério Público (MP), Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) através da Vara da Infância e Adolescência, Polícia Militar do Amapá (PM), Guarda Municipal, Secretaria de Educação (Seed) com diretores e professores, Conselho Tutelar e Coordenadoria de Segurança Comunitária (CSC).

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá