Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 12 de maio de 2017 - 16:57h
Socioeducandos do Cesein são certificados por participação em projetos
Peças produzidas pelos adolescentes foram expostas em evento alusivo ao Dia das Mães.
Por:
Foto: Maksuel Martins
Peças produzidas pelos socioeducandos são comercializadas. Parte do que é arrecadado é doado às famílias dos adolescentes

Nesta sexta-feira, 12, na quadra esportiva do Centro Socioeducativo de Internação Masculina (Cesein), 35 socioeducandos receberam certificação de participação em projetos de arte, reciclagem e musicalização. Na ocasião, houve a exposição e comercialização das produções e, ainda, confraternização em alusão ao Dia das Mães, 14 de maio.

Além de frequentar aulas regulares no anexo da Escola Estadual Prof. Elcy Lacerda, que funciona dentro do Núcleo, os adolescentes participam de projetos como: “Pincelando o Futuro”, em que são produzidas pinturas em telas; “Vestindo Arte”, por meio do qual são confeccionadas camisas personalizadas; “Sonho de Papel”, do qual surgem peças diversas confeccionadas com papel machê; e “Pés Descalços”, em que os adolescentes produzem colares, chaveiros e sandálias com couro sintético.

Todo o material produzido é comercializado. Metade da arrecadação com as vendas é destinada para a manutenção das oficinas e a outra metade é destinada às famílias dos adolescentes. Existem ainda os projetos de música, em que os adolescentes aprendem a cantar e tocar violão, e de informática.

Rosiane Lazamé é dona de casa e esteve presente no evento para prestigiar o filho, que está em cumprimento de medida alternativa no Cesein há dois meses. “O comportamento dele tem melhorado bastante com a participação nas atividades, principalmente de pintura e violão. Tudo isso é muito válido para que ele possa sair daqui transformado, se Deus quiser”, estimou.

Ruth Souza é mãe de um adolescente em cumprimento de medida há 7 meses. A cozinheira mencionou que, quando em liberdade, o filho havia parado de estudar e uma das suas maiores alegrias atualmente é que “ele está fazendo a quinta e sexta séries, gosta muito de desenhar, pintar e das aulas de música. Está melhorando cada vez mais seus pensamentos, atitudes e sua perspectiva de futuro”, comemorou.

Segundo a gerente do Cesein, Marlene Azevedo, o Governo do Estado do Amapá (GEA) pratica hoje uma política e olhar novos para a ressocialização e isso tem surtido bons resultados. “O adolescente chega de uma maneira e quando sai já é com certificação em cursos profissionalizantes, estruturado com a família, pronto para retornar à sociedade”, destacou.

Natália Façanha, diretora-presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria) - que gerencia os núcleos de cumprimento de medidas socioeducativas -, enfatizou que o Cesein atende atualmente 63 socioeducandos, que participam ativamente de todas as atividades a eles ofertadas.

“Conseguimos formar neste dia 35 adolescentes em diversos projetos. Sobretudo, objetivamos mostrar para eles que são capazes de produzir e, independente do ato infracional que tenham cometido, é possível se reinventar e, inclusive, ter uma profissão”, comentou, complementando que a Fundação, enquanto gestora das unidades de cumprimento de medida, oportuniza em eventos como este, a participação da família, para motivá-los a progredir.

Estiveram presentes no evento, representantes do anexo da Escola Estadual Prof. Elcy Lacerda, Promotoria da Infância e Adolescente, Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Vara da Infância e Juventude, Delegacia Especializada em Atos Infracionais (Deiai) e Polícia Militar do Amapá (PM/AP).

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá