Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 13 de janeiro de 2017 - 20:00h
Caesa faz manutenção na rede de abastecimento nas comunidades do Bailique
Ação ocorre nas comunidades da Vila Progresso, Vila Macedônia, Itamatatuba e Carneiro
Por:
Foto: Cássio Albuquerque
Objetivo é normalizar o abastecimento de água potável nas localidades e garantir a segurança da rede

A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) realizou o monitoramento e manutenção da rede de abastecimento de água nas comunidades do Arquipélago do Bailique. O serviço atende as regiões de Itamatatuba, Carneiro, Vila Progresso e Vila Macedônia.

Entre os serviços prestados está a manutenção das bombas, a construção de tablados da base que sustenta decantadores e fios, além da substituição, revitalização e transferência da rede.

Objetivo é normalizar o abastecimento de água potável nas localidades e garantir a segurança da rede de fornecimento nestas regiões, que estão sendo atingidas pelo fenômeno das terras caídas.

De acordo com o diretor operacional da Caesa, Leandro Passos, o trabalho realizado pela equipe corrigiu falhas e problemas técnicos nestes sistemas.

"Contamos com uma equipe composta por eletricista, encanador e técnicos para identificar os pontos críticos e realizar a manutenção", explicou.

Na Vila Progresso, o reservatório foi interditado porque corria risco de desabamento e o abastecimento de água será feito com o bombeamento diretamente na rede de distribuição até que um novo reservatório substitua o antigo. A retomada da distribuição da água potável depende da normalização do fornecimento de energia elétrica.

No Itamatatuba, foi feita a revitalização da base de sustentação do decantador e filtro, retomando o abastecimento que ficou paralisado por cinco dias.

O morador Joaquim Pantoja disse que o serviço é importante para a comunidade, que está em situação de risco.

"Nós de Itamatatuba estamos preocupados com essa questão da luz e da água. Ainda bem que a Caesa e mexeu aqui na rede e conseguiu deixar o fornecimento normal", disse.

No Carneiro, foi feita a manutenção na rede e a equipe está planejando uma reforma no local. Na Vila Macedônia, será feita a capina da área externa e o deslocamento da rede de captação.

Esta ação faz parte da operação conjunta do governo para atuar na região. Estão participando o Instituto de Pesquisas Científicas do Estado do Amapá (Iepa), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (Sims), Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa).

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá