Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 13 de janeiro de 2017 - 14:18h
Escolas passam por manutenção antes do calendário 2017
Mais de 100 unidades escolares vão receber serviços de reparos
Por: .Colaboradores: Paula Monteiro
Foto: Secom
Serviços iniciaram na última segunda-feira, 9, pela Escola Tiradentes

Visando o início do calendário escolar de 2017, a Coordenadoria de Rede Física da Secretaria de Estado da Educação (Seed) iniciou nesta semana um cronograma de manutenção nas escolas públicas. Os reparos vão ser feitos, inicialmente, em 112 unidades, aquelas que apresentam estado mais crítico. Todas as 408 escolas receberão os serviços.

Os serviços iniciaram na última segunda-feira, 9, pela Escola Tiradentes, onde estão sendo feitos reparos na rede elétrica, na subestação elétrica, novos quadros de distribuição, tomadas e reposição de lâmpadas. Outro ponto importante do serviço é o auditório do colégio, que também passa por revisão na parte elétrica, com retirada do material de revestimento do local. Com a conclusão desses serviços, a parte estrutural da escola será a próxima a receber manutenção.

"Na parte civil faremos reparos na cobertura, nos banheiros, serviços hidros sanitários, vidraçaria e serralheria, que inclui reposição de vidros, portas e janelas. Tudo vai ficar pronto para o início do ano letivo de 2017, no dia 6 de março", ressaltou a coordenadora da Rede Física da Seed, Ana Kelen.

Em Macapá, 57 escolas contarão com os serviços, outras 16 de Santana, 9 de Laranjal do Jari e Tartarugalzinho, 7 colégios de Porto Grande, 3 de Cutias, 2 em Ferreira Gome, e 1 de Pedra Branca, Vitória do Jari, Serra do Navio, Mazagão e Itaubal. Os reparos são na rede elétrica, rede física, cobertura, hidro sanitária e quadra poliesportiva, dependendo da necessidade de cada escola.

 

Manutenção em Oiapoque
A secretaria de Estado da Educação (Seed) está realizando intervenções nas escolas estaduais Joaquim Nabuco, Duque de Caxias e Joaquim Caetano da Silva, na rede elétrica dessas unidades. Neste sábado, 14, a secretaria encaminhará outra equipe para levantamento das necessidades e já iniciará intervenções de telhado, forro e instalações hidrossanitárias.

A Seed já está se organizando para fazer substituição do mobiliário e equipamentos em Oiapoque. Haverá uma licitação que ocorrerá no dia 20 de janeiro onde alguns desses equipamentos serão destinados a essas escolas, a fim de suprir a necessidade dessas unidades de ensino no município.

As intervenções serão realizadas em etapas, considerando que o ano letivo de 2016 ainda não encerrou em Oiapoque, a fim de não prejudicar o ano letivo. Todas essas unidades possuem vigilância física.

As escolas do Oiapoque não recebem manutenção abrangente há mais de dez anos. Todas as três unidades de ensino tiveram o último reparo no ano de 2000, segundo os gestores escolares. A Escola Joaquim Caetano da Silva é um edifício antigo e está em processo de tombamento.

 

Climatização
A manutenção na rede elétrica já possibilitará a instalação das centrais de ar nas escolas. Cerca de 100 escolas da rede estadual de ensino serão climatizadas em 2017. As escolas estaduais de Oiapoque estão incluídas nesse cronograma.

A licitação para a aquisição das centrais de ar está prevista para acontecer no mês de março. A expectativa é que até o final do primeiro semestre deste ano, as escolas estejam climatizadas proporcionando conforto e ambiente adequados para melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

A Escola Duque de Caxias tem 43 anos de existência e possui 1.102 estudantes. A Escola Joaquim Caetano da Silva possui 70 anos e tem 956 estudantes. Já a Escola Joaquim Nabuco tem 51 anos de criação e conta com 976 alunos.

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá