Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 13 de junho de 2017 - 18:27h
GEA e PRF firmam parceria para projeto de educação no trânsito em escolas estaduais
As atividades serão desenvolvidas por quatro meses e culminam em um festival
Por:
Foto: Erich Macias
A assinatura do termo é a primeira etapa do projeto, que contempla a rede de ensino estadual e municipal.

Com o tema “Transformando Atitudes Para Mudar Vidas”, o Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran) este ano deve contemplar quatro escolas da rede estadual. O termo de compromisso entre o governo do Estado e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi assinado na manhã desta terça-feira, 13. O lançamento oficial do projeto será no dia 4 de agosto.

A assinatura do termo é a primeira etapa do projeto, que contempla a rede de ensino estadual e municipal. Este ano as escolas estaduais que recebem o projeto são: Guanabara, Santina Rioli, Brasil Novo e Antônio Figueiredo, localizada no Torrão do Matapi.

O festival já existe no Amapá desde 2013 e este é o segundo ano que o Estado participa da iniciativa, que visa promover a educação para o trânsito e auxiliar na formação dos pedestres, ciclistas, passageiros e futuros motoristas, auxiliando na formação de condutores conscientes e comprometidos com um trânsito cada vez mais seguro e com menos vítimas.

No Fetran, estudantes e professores produzem trabalhos com a temática Trânsito nas modalidades: teatro, maquetes, poesias, danças, músicas, textos, mural, entre outros, valorizando a diversidade escolar e cultural. Os trabalhos são apresentados na Feira Temática de Trânsito e no Festival Temático de Trânsito com o objetivo de integrar a PRF, a escola e a sociedade.

Para a secretária-adjunta de Políticas da Educação, Dina Melo Guedes, este projeto é de fundamental importância para os jovens, principalmente este ano, em que o projeto deve abranger não só as series iniciais, mas também a Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Estamos formando pessoas conscientes sobre a importância de seguir as regras de trânsito e também mostrando como são de fundamental importância estes cuidados para um melhor convívio em sociedade”, destacou a secretária.

Os professores das escolas que recebem o projeto já iniciaram no mês de agosto um curso na modalidade de ensino à distância sobre educação no trânsito, com o intuito organizarem as atividades do segundo semestre. “Nós fazemos toda uma preparação do professor, através de um curso ofertado pelo Instituto Federal de Minas Gerais específico ao professor no qual é trabalhado desde a legislação até as experiências de sala de aula”, ressalta a chefe do Grupo de Educação Para o Trânsito da PRF, Carmen Cunha.

A expectava é grande em relação ao desenvolvimento do projeto para a diretora Raquelma Nascimento, da Escola Estadual Brasil Novo, que fica na zona norte de Macapá e atende 315 alunos do Ensino Fundamental I, que vai do 1º ao 5º ano. “Nós estamos em uma área da cidade onde os alunos têm um contato direto com um grande fluxo de veículos e um trânsito movimentado e este projeto com certeza vai sensibilizar a eles e seus pais, já que as crianças levam tudo o que aprendem para casa”, afirma.

No fim do ano o festival reúne todas as escolas participantes em uma grande comemorações para que os alunos e as escolas apresentem os trabalhos que serão desenvolvidos durante os quatro meses do projeto. 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá