Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 14 de junho de 2017 - 11:00h
Encontro apresenta linhas de créditos para agricultores do Amapá
Medida tem o apoio do Governo do Estado e deve fortalecer a agricultura local
Por:
Foto: Andreza Teixeira
O evento que aconteceu no Sebrae, apresentou linhas de crédito para melhorar a produção no Amapá

Em uma solenidade promovida na terça-feira, 13, o Banco da Amazônia (Basa) apresentou o programa Rota do FNO a empreendedores e representantes do setor produtivo do Amapá. Trata-se do Fundo Constitucional Norte (FNO), que traz linhas de crédito para fomentar os negócios do empreendedor individual, agricultor familiar, produtor rural, bem como micro, pequenas e grandes empresas.

Durante o encontro, que ocorreu no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), reforçou-se, ainda, renegociação disponibilizada para agricultores e pequenos produtores com dívidas na instituição, com descontes de até 85%. As duas medidas têm o incentivo do Governo do Estado do Amapá que observa a concessão de crédito como um estimulo para a expansão do setor produtivo.

A parceria entre GEA e Basa fortaleceu-se por meio de um protocolo de intenções assinado em abril deste ano para fomentar o desenvolvimento do Estado e integrar as classes produtivas para a utilização dos valores disponíveis no Plano de Aplicação de Recursos do Basa de 2017. Além disso, o documento trouxe a proposta de que o GEA e o Basa trabalhassem em conjunto para garantir o fortalecimento econômico do estado.

O superintendente regional do Basa no Pará/Amapá, Pedro Busatto, explicou que o FNO oferece três linhas de crédito a curto prazo e de forma simplificada para a concessão e que podem dinamizar a economia:  custeio agropecuário; capital de giro, para o empresário que quer adquirir estoque ou trocar de equipamento; e o agronegócio. “Ao oferecer essas três linhas, temos o objetivo de incentivar o crescimento da economia no estado”, afirmou.

O gestor da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Hélio Dantas, destacou que os planos de aplicação são importantes para financiar agricultores e produtores rurais do Amapá, pois, com o recurso, esses trabalhadores podem obter capital de giro e adquirir equipamentos. “No momento em que o banco disponibiliza esses recursos para os agricultores, nós temos a possibilidade de aumentar a oferta de alimentos para a população”, frisou.

Durante o encontro, outro assunto abordado foi a renegociação proposta pela instituição financeira a agricultores e produtores que possuem dívidas contraídas no banco até 31 de dezembro de 2011. Segundo a instituição, existem quatro mil agricultores nessa situação em todo estado, principalmente nos municípios de Macapá, Mazagão, Porto Grande, Tartarugalzinho e Calçoene.

Dantas ressalta que a parceria com a instituição financeira ocorre em paralelo à Zona Franca Verde, uma iniciativa que traz incentivos a empreendedores que utilizam produtos da Amazônia como matéria-prima. “A Zona Franca Verde vai absorver a matéria-prima regional e através do financiamento os empreendedores terão a oportunidade de produzir e ofertar o excedente dessa produção para o mercado local e regional”, finaliza. 

Renegociação de Dívidas

O Basa oferece duas possibilidades aos credores, liquidar as dívidas ou renegociá-las, nos dois casos há um desconto que pode chegar a 85%. Com a renegociação da dívida, o produtor torna-se apto a solicitar um financiamento com a instituição, o que beneficiará a economia e a agricultura do estado.

O empreendedor interessado em obter um financiamento ou realizar uma negociação de dívidas com o Basa, deve dirigir-se a uma agencia da instituição para obter maiores informações.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá