Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 15 de março de 2017 - 09:00h
Órgãos de segurança do Amapá recebem homenagens do 34º BIS
Grupamento Tático Aéreo (GTA) e o secretário de Justiça e Segurança Pública, Ericláudio Alencar, foram homenageados.
Por:
Foto: Márcio Bacelar

O secretário de Justiça e Segurança Pública do Amapá, Ericlaudio Alencar, representou o governador do Estado Waldez Góes, na solenidade em comemoração ao 49° aniversário do 34° Batalhão de Infantaria de Selva (34° BIS), em Macapá. O evento contou com a presença de autoridades do Judiciário, comandante da Polícia Militar, equipe operacional do Grupo Tático Aéreo (GTA), além de ex-integrantes do batalhão e familiares dos militares.

O 34º BIS, sediado em Macapá, é uma das principais referências do Exército Brasileiro na região norte do país, pois é onde está instalado o Comando de Fronteira Amapá.

O sargento Rock João Torres, militar da reserva e um dos fundadores do 34º BIS, avaliou como gratificante o evento. “Nós plantamos e hoje estamos colhendo. Passei aqui 30 anos, me sinto orgulhoso e realizado em estar aqui com meus ex-companheiros. Torço para que futuras gerações realizem coisas maiores do que nós fizemos”, contou emocionado.

O evento iniciou com o tradicional desfile de apresentação da tropa, seguido pelo discurso do comandante do Batalhão, tenente-coronel de Infantaria, Robson Monteiro Mattos, que prestou homenagens e realizou a entrega honrarias à equipe do GTA e ao secretário Ericláudio, condecorando os policiais com o diploma “Amigos do Batalhão”, pelo apoio que o grupo aéreo deu ao resgatar o soldado Barbosa, em uma área de mata fechada no último fim de semana.

“O GTA tem um papel importante no Amapá e a equipe que compõe o grupamento goza de prestígio e respeito. A homenagem é pelo empenho para salvar um guerreiro do Exército”, disse.

Para o secretário Ericláudio Alencar, prestigiar a cerimônia significa recordar os feitos heroicos dos homens e mulheres do Exército Brasileiro.

“Devemos reverenciar a história, rememorar os bravos heróis que deram sua vida em favor do patriotismo. O Exército está sempre pronto para atender ao chamamento da Nação, por isso, devemos sempre enaltecer os valores dos soldados brasileiros que serviram, servem e servirão de exemplo a todas as gerações de nosso Exército”, avaliou.

História

1ª Companhia do 34º Batalhão de Infantaria foi o embrião do atual Batalhão no Amapá. Sua instalação se deu em 1968. Antes disso, o Exército esteve presente apenas na Colônia Militar de Clevelândia, em 1907. Na região da fronteira com a Guiana Francesa é mantida atualmente uma Companhia Especial, vinculada ao Comando do 34º BIS, em Macapá.

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá