Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 15 de agosto de 2017 - 09:33h
Inscrições para certificação do Ensino Médio e Fundamental encerram na sexta-feira
Prova do Enceja oportuniza jovens e adultos que não concluíram os estudos em idade apropriada
Por:
Foto: Foto: Inep
Inscrições são realizadas exclusivamente pela internet.

Os interessados em obter certificação dos estudos por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017, conhecido como exame de massa, têm até a próxima sexta-feira, 18, para se inscrever. O procedimento é feito exclusivamente pela internet no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neja), também oferece suporte para realizar a inscrição.

O Encceja é uma prova destinada a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de se formar na idade ideal, nos Ensinos Fundamental e Médio.  Com a certificação, a pessoa comprova sua capacidade escolar e poderá buscar uma formação em nível superior ou técnico, ou mesmo para a prestação de concursos.

Para obter a certificação de Ensino Fundamental é exigido que o candidato tenha completado 15 anos de idade até o dia da realização do Encceja. Já quem busca o diploma de certificação do Ensino Médio, precisa ter no mínimo 18 anos completos no dia da prova.  Isso significa que uma pessoa com mais de 18 anos pode fazer o Encceja para certificar o Ensino Médio mesmo que não tenha a certificação do Ensino Fundamental.

A prova

O Exame ocorrerá no dia 22 de outubro em todas as unidades da federação. A prova possui 30 questões objetivas para cada área do conhecimento, além da redação. Cada questão apresenta quatro alternativas. A diferença entre as provas para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio encontra-se na divisão das áreas do conhecimento e nos conteúdos abordados, devido ao grau de exigência de cada nível.

Para o Ensino Fundamental serão cobrados conhecimentos em: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação, Matemática, História, e Geografia e Ciências Naturais. Para o Ensino Médio, as seguintes: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para obter a certificação, o participante deve alcançar uma pontuação mínima nas provas objetivas e na redação. Para alcançar a proficiência, exige-se que o estudante alcance 100 pontos de 200 em cada disciplina, ou seja, um aproveitamento de 50%. Da mesma forma, a Redação também precisa de um aproveitamento de pelo menos 50%.

Quem não atingir a pontuação mínima exigida poderá fazer novamente o exame e tentar novamente a certificação. Além disso, é possível solicitar o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas do conhecimento em que o aluno tenha sido aprovado em edições anteriores do exame. Todas as informações sobre o Encceja, além do material para estudo, estão disponíveis no site do Inep.

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá