Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 17 de fevereiro de 2017 - 12:57h
Seed inicia testes da vigilância monitorada nas escolas
134 escolas de Macapá e Santana terão segurança eletrônica funcionando no início das aulas
Por:
Foto: Patrick Tavares
134 escolas de Macapá e Santana terão segurança eletrônica funcionando no início das aulas

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) inicia, neste fim de semana, os testes para o funcionamento dos circuitos de vigilância monitorada que atenderá 134 escolas da rede estadual de ensino público. A instalação e o funcionamento dos circuitos iniciarão nos próximos dias e serão gradativos até o início do ano letivo, em 6 de março.

O sistema será instalado em 134 escolas do estado que funcionam na área urbana de Macapá e Santana. A prioridade é para os colégios que terão o Ensino Médio em Tempo Integral e os de maior vulnerabilidade, apontados por um estudo feito pela Polícia Militar.

Cada escola contará com circuitos de câmeras, de alarmes e de TV, além de cobertura de seguro patrimonial, manutenção e monitoramento 24 horas. O sistema será interligado ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), que também acompanhará em tempo real o que estará acontecendo nas unidades escolares.

Além da Central de Monitoramento em Macapá, uma base está sendo montada em Santana para atender com maior agilidade às demandas dos colégios do município. O contrato de vigilância monitorada tem duração de um ano, podendo ser prorrogado por até 60 meses. Além das 134 escolas iniciais que receberão os kits, a expectativa é que até outras 100 unidades sejam beneficiadas com a tecnologia.

Essa fase corresponde à segunda etapa de instalação da vigilância monitorada. A primeira, iniciada em janeiro deste ano, foi dedicada ao trabalho de cabeamento para instalação dos circuitos e homologação para o funcionamento, cumprindo os prazos firmados no acordo. A primeira unidade escolar a ter o sistema instalado foi a Rodoval Borges, no bairro Fonte Nova, em Santana, a qual teve oito intrusões no último semestre.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá