Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 17 de maio de 2017 - 19:00h
Solenidade na Praça da Bandeira marca início da Semana do Bombeiro
As competições comemorativas da corporação iniciam nesta quinta-feira, 18, com o Desafio Amapaense de Resgate Veicular.
Por:
Foto: André Rodrigues/SECOM
O sargento Jarbas Tavares, que hasteou a bandeira, afirma estar honrado por representar seu grupamento.

Uma cerimônia de formatura realizada nesta quarta-feira, 17, na Praça da Bandeira, marcou a abertura da Semana do Bombeiro. As tradicionais competições voltadas para os membros da corporação iniciam nesta quinta-feira, 18, com o Desafio Amapaense de Resgate Veicular, e encerram no dia 9 de julho, com um passeio ciclístico aberto ao público.

O evento serviu para apresentar as delegações que irão disputar as competições. O hasteamento da bandeira dos Bombeiros e o acendimento da pira olímpica simbolizando a abertura dos jogos foram feitos durante uma chuva fina que caiu sobre a capital por volta as 16h, mas nem isso conseguiu tirar o brilho da cerimônia.

Segundo a coordenação da Semana do Bombeiro, o calendário de competições – que em anos anteriores aconteciam durante uma semana – teve que ser estendido pra não sobrecarregar os participantes.

Na corporação há duas décadas, o sargento Jarbas Tavares, que participa todos os anos da semana do bombeiro, foi quem hasteou a bandeira. “Este momento é importante para que a gente possa aprimorar o treinamento, bem como para nos confraternizar com militares de outros grupamentos da capital e do interior”, avalia.

A solenidade contou com a presença de dois militares de outros Estados que vieram ao Amapá para avaliar as equipes no Desafio Amapaense de Resgate Veicular. O capitão do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, Fábio Contreiras, é um deles, e explica que a competição tem o intuito de promover o atendimento em menor tempo possível, de maneira que a vítima sofra menos dano. “A nossa participação tem como objetivo congregar os Estados, trocar informações e experiências, já que cada local tem uma realidade e acabamos aprendendo um com o outro, melhorando o atendimento ao público”, destaca Contreiras.

A competição de Resgate Veicular serve de seletiva para a etapa nacional da modalidade, que este ano será realizada de 13 a 15 de julho em Chapecó, Santa Catarina. Em 2016, o evento aconteceu em São Paulo e a equipe amapaense ficou na décima colocação.

CBM/AP

Este ano o Corpo de Bombeiros Militar completa 50 anos de atividades no Amapá. De acordo com o comandante geral, coronel Wagner Coelho, a Semana do Bombeiro será um momento de interação entre a instituição e a sociedade amapaense. “Durante este período estaremos realizando competições tanto de cunho interno quanto aquelas em que a sociedade poderá participar, como o triathlon, o aquathlon e a corrida mais tradicional do Estado, que é a Corrida do Fogo”, ressalta.

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá