Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 18 de fevereiro de 2017 - 12:39h
Afap agiliza renegociação com empreendedores de Laranjal do Jari
Equipe técnica da Agência de Fomento realizará no período de 20 a 23 ação para acelerar acordos com clientes que desejam recuperar seus créditos
Por:
Foto: Rosa Dalva
Unidade da Afap funciona no Super Fácil na Avenida Tancredo Neves

Os empreendedores do município de Laranjal do Jari, região Sul do Estado, que estão com dificuldades para pagar débitos junto à Agência de Fomento do Amapá (Afap), terão uma oportunidade para regularizar suas dívidas. A instituição financeira do Governo do Estado realizará uma ação entre os dias 20 e 23 de fevereiro com o objetivo de renegociar as pendências.

Como forma de ajudar os empreendedores endividados, o setor jurídico da Afap atenderá de maneira particular todos os interessados em diminuir os valores em atraso. “O processo judicial é a última instância, mas antes procuramos um caminho para conciliar esse pagamento de acordo com a renda de cada empreendedor. Negociar é a melhor solução”, garantiu a gerente jurídica da instituição, Kelly Lima.

Clientes com parcelas em atraso, após o período de 30 dias, recebem a primeira notificação do setor de cobrança. Após três avisos comunicando o débito, os inadimplentes passam a negociar judicialmente com a instituição. “Nosso interesse não é bloquear bens para ter esse pagamento. Até pela finalidade social da Afap, é importante garantir que ele continue desenvolvendo a atividade econômica”, pontuou a gerente.

Para o empreendedor é a chance de corrigir o valor do débito para equilibrar as finanças. A Afap ressalta que descontos só podem ser concedidos para juros de mora, aqueles referentes ao atraso no vencimento das parcelas. A renegociação não é permitida para as multas e juros aplicados no contrato. “Procuramos negociar de acordo com a capacidade financeira de cada devedor. Tentamos fazer um cálculo para suavizar essa dívida”, informou a advogada.

Ainda reflexo da crise econômica, a inadimplência tem sido a principal preocupação da diretoria da Afap que tem investido em uma política de recuperação de crédito mais flexível, de acordo com as condições dos clientes. A instituição reforça que aderindo ao acordo de renegociação, o empreendedor limpa o nome do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa e ainda tem a possibilidade de fazer um novo financiamento para continuar investindo nos negócios.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá