Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 18 de abril de 2017 - 13:59h
Estado e municípios reúnem para nivelamento de políticas públicas voltadas à agricultura
A SDR convidou gestores das secretarias de agricultura dos 16 municípios para tratar sobre convênios, acesso a recursos, PAA, PPI e outras demandas.
Por:
Foto: Maksuel Martins
Reunião aconteceu no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Rural, em Macapá.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) reuniu nesta terça-feira, 18, com titulares de secretarias de agricultura dos 16 municípios amapaenses. Na ocasião, foram explanados assuntos como: Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa de Produção Integrada (PPI), acesso a convênios federais, plano de utilização de equipamentos, planejamento para o ano agrícola 2017 e outras demandas. A reunião aconteceu no auditório da SDR, em Macapá.

O objetivo do encontro foi nivelar as políticas públicas gerenciadas pelo Estado em benefício do setor agrícola de cada município, resultando na valorização e desenvolvimento da agricultura familiar. E garantir a qualidade dos produtos que chegam à mesa do consumidor final.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Osvaldo Hélio Soares, explicou que o encontro é um dos mecanismos adotados pelo Estado para se aproximar dos gestores municipais e garantir a troca de informações sobre a execução de políticas públicas para o setor, a partir do conhecimento de demandas que possam estar desassistidas nestas regiões.

“O Estado já vem executando ações, inclusive, de visitas a estes locais. E esse momento, nos permite fazer um nivelamento maior das políticas públicas desenvolvidas, para que possamos sair da reunião com apontamentos e otimizar a assistência prestada, por exemplo, na captação e gestão de recursos e equipamentos”, considerou Soares.

O gestor mencionou, ainda, que está em discussão a criação de um comitê que irá gerenciar os caminhões entregues aos municípios de Macapá, Santana, Pedra Branca do Amapari, Vitória do Jari, Amapá, Calçoene, Cutias do Araguari, Ferreira Gomes, Itaubal, Laranjal do Jari, Mazagão, Porto Grande, Pracúuba, Serra do Navio e Tartarugalzinho. A entrega aconteceu em fevereiro deste ano, para o escoamento das mercadorias nos referidos municípios, resultado de convênio entre o Governo do Estado do Amapá (GEA) e o governo federal.

O diretor-presidente do Instituto Municipal da Agricultura e Abastecimento (Imapa) de Laranjal do Jari, Jailson Mossoró, esteve presente na reunião desta terça-feira e, aproveitou para tirar dúvidas e expor as demandas do município da região Sul do Amapá.

“Hoje, estamos sendo assistidos com equipamentos de qualidade para que os agricultores transportem seus produtos. Ainda precisamos de atenção, por exemplo, quanto à melhorias nos ramais por onde trafegam os caminhões. Essa é uma das demandas trazidas de Laranjal do Jari para buscar soluções junto ao Estado”, pontuou ele, acrescentando que a cidade tem como maiores produções o açaí e a farinha.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá