Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 18 de julho de 2017 - 09:55h
Igarapé do Lago: GEA dialoga com comunidade e busca soluções para demandas da região
Energia elétrica, pavimentação da vila, e projetos de ligação à rede de água e energia de unidades habitacionais recém-construídas compuseram a pauta da reunião
Por:
Foto: André Rodrigues
Waldez Góes e equipe de governo receberam representantes da Prefeitura de Santana e do Igarapé do Lago, no Palácio do Setentrião

O governador Waldez Góes, acompanhado de membros da sua equipe de governo, reuniu-se nesta segunda-feira, 17, no Palácio do Setentrião, com representantes da Prefeitura de Santana e lideranças comunitárias do distrito de Igarapé do Lago, composto por 12 comunidades, pertencente ao referido município e distante 90 quilômetros de Macapá. Este encontro foi articulado durante a festividade de Nossa Senhora da Piedade, que no início deste mês, da qual o chefe de Estado participou.

Dentre os assuntos tratados no encontro na sede do governo, a necessidade de ligação às redes locais de água e energia, de unidades habitacionais construídas há quase quatro anos pela Caixa Econômica Federal (CEF), por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR); a pavimentação da vila do distrito com paralelepípedos; e a manutenção da rede elétrica da região.  Os moradores levantaram outras questões relacionadas à educação, segurança e sobre as festividades religiosas tradicionais da região.

A execução do programa habitacional na região contemplou somente a construção das unidades habitacionais, sem haver projeto de rede de energia e de abastecimento de água, o que tem causado muita preocupação aos moradores, que buscam na parceria entre o Governo do Amapá e a Prefeitura de Santana, a solução para este e outros problemas.

“São 50 casas que ainda não foram entregues à população pela ausência destas ligações. Estamos contando como apoio dos nossos gestores para solucionar esse problema o mais breve e da melhor forma possível”, contou Joaquim da Cruz, presidente da Associação de Moradores de Igarapé do Lago.

Segundo o chefe do Executivo, a melhor forma de ajudar os contemplados com os imóveis está sendo estudada. “Esta é uma situação peculiar do Igarapé do Lago. A adesão ao programa se deu diretamente entre a comunidade e a Caixa, mas nós, enquanto poder público, estamos analisando a situação minuciosamente para chegar a uma forma de auxiliá-los com base na legislação e tendo acompanhamento dos órgãos estaduais de controle”, frisou Góes.

Pavimentação da vila

Para a pavimentação das ruas da Vila de Igarapé do Lago, já há uma emenda parlamentar do deputado federal André Abdon (PP) que contempla cerca de 700 metros. Na reunião, o governador anunciou que irá entrar com contrapartida Tesouro Estadual para que a pavimentação em paralelepípedos chegue a 1.500 metros e solicitou empenho da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) para que a execução seja ainda este ano.

“A Seinf fará de imediato todo o georreferenciamento e o levantamento topográfico da vila do Igarapé do Lago para que os serviços sejam executados ainda no verão, como determinou o governador”, disse o secretário João Henrique Pimentel.

Energia Elétrica

Segundo os moradores, a falta de energia é constante na região. O diretor de Planejamento e Expansão da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), Rodolfo Torres, explicou as medidas tomadas para resolver o problema.

“Já iniciamos o trabalho de manutenção, com limpeza onde há obstrução da rede, e a partir de 26 de julho vamos entrar com as equipes fazendo a reposição de material, a troca de cabo, fazendo tudo o que deve ser feito a curto prazo”, pontuou, informando que a solução a maior prazo é o deslocamento do alimentador para a margem da rodovia. Ainda, será feito um levantamento para mensurar as comunidades que poderão ser contempladas com o Programa Luz Para Todos.

Educação

A escola localizada há cerca de 60 quilômetros da sede do distrito possui um anexo, o qual o governador solicitou à Antonieta Ferreira, na ocasião representando a Secretária de Estado da Educação Maria Goreth Sousa, que seja analisada a possibilidade de se trabalhar junto à prefeitura de Santana, em regime de colaboração, para transformar o anexo em uma nova escola para melhor assistir aos estudantes.

Góes aproveitou para explicar aos presentes que a partir de agosto, a compra de merenda escolar e a realização de pequenas manutenções feitas atualmente por meio do Caixa Escolar, passarão a ser feitos com um cartão corporativo. Com este utensílio, a prestação de contas será feita de forma simultânea aos gastos e poderá ser acompanhada pelo site da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Água

Nesta quinta-feira, 20, segundo o diretor-presidente da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Valdinei Amanajás, uma equipe técnica se deslocará para a região e fará um levantamento acerca da viabilidade de ampliação da rede de água que atende o distrito. 

Segurança Pública

Outra demanda apresentada pela população é a necessidade de reforço na segurança. De imediato, o governador anunciou que irá providenciar uma nova viatura para melhorar os serviços.

O secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Ericláudio Alencar, disse que irá até o distrito para verificar de perto as necessidades dos moradores. “Para então, traçarmos soluções efetivas a curto, médio e longo prazo”, afirmou o gestor.

Comissão

Na reunião, os poderes estadual, municipal e a comunidade designaram representantes para compor uma comissão que irá tratar especificamente sobre as festividades tradicionais da região: de Nossa Senhora da Piedade, que em 2018 completa 150 anos; de Nossa Senhora da Conceição; e do Divino Espírito Santo.

“Desta forma, será possível trabalhar estes calendários com mais antecedência. Iremos ainda trabalhar o potencial econômico e turístico da região, com vistas à geração de emprego e renda. Foi um encontro muito proveitoso. Os diálogos com as lideranças são sempre muito francos, não prometemos mais do que podemos cumprir, e é desta forma que vamos avançando”, salientou o governador Waldez Góes, mencionando ainda que a parceria com os gestores municipais é essencial.

Iracinéia do Carmo é filha do Igarapé do Lago. Durante a reunião, ela mencionou que uma relação alinhada entre comunidade e gestores é de grande importância para que os avanços possam acontecer. 

“Entendemos as dificuldades dos gestores e me sinto satisfeita com o interesse que eles vêm demonstrando para com o distrito. As nossas comunidades enfrentam muitos problemas, assim como outras. Este foi o pontapé inicial, as falas foram muito positivas e esperamos que as execuções também sejam”, estimou.

“Não tenho dúvidas de que esta parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado renderá ainda mais bons frutos para a população. Seguimos firmes, com o pé no chão, dialogando, analisando as demandas e construindo”, disse Ronival Virgolino, secretário especial de governo da Prefeitura Municipal de Santana, representando o prefeito Ofirney Sadala.

Gestores das secretarias municipais de Santana estiveram presentes no encontro, assim como membros da equipe do Executivo Estadual, como o procurador-geral do Estado, Narson Galeno; a secretária Extraordinária de Políticas para os Povos Afrodescendentes, Núbia Souza; e o secretário adjunto de Transportes, Benedito Sousa.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá