Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 19 de junho de 2017 - 17:28h
Curso de Proteção e Defesa Civil aborda gestão de risco e pronta resposta
O objetivo principal é garantir a atuação dos militares com eficácia, protegendo a integridade dos cidadãos que hoje habitam áreas de risco, salvando vidas.
Por:
Foto: Marcelo Loureiro
Cerca de 30 militares participam do curso, que terá 80 horas/aula

Militares que integram a Coordenadoria da Defesa Civil Estadual do Amapá (Cedec/AP) participam do Curso de Proteção e Defesa Civil. Serão 30 dias intensivos voltados para a gestão dos casos de desastres, que envolvem a administração das ações preventivas e mitigação em todos os municípios do Estado do Amapá.

O curso é ministrado pelo capitão Eder Prado e ocorrerá de segunda a sexta, das 14h às 18h, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Cerca de 30 militares participam das aulas que terão 80 horas dedicadas aos módulos de Gestão de Risco, Plano de contingência, Respostas aos desastres e a Reconstrução de cenários atingidos por desastres.

O objetivo principal é garantir a atuação dos militares com eficácia, protegendo a integridade dos cidadãos que hoje habitam áreas de risco e salvando vidas. A Defesa Civil desempenha essa missão, estabelecendo as diretrizes e planos prioritários para o desenvolvimento de ações que possam evitar desastres, mas também prestar socorro e assistência às populações afetadas por enchentes, desmoronamentos, ou qualquer tipo de incidente, sejam eles por causas naturais ou não.

“O treinamento, neste primeiro momento, é voltado para o agentes de Defesa Civil do Estado, em seguida, será direcionado para os coordenadores municipais de Defesa Civil e para as pessoas relacionadas com os serviços de proteção e defesa. É um trabalho conjunto e que precisa da dedicação total de todos”, explicou o coordenador do curso, capitão Eder Prado.

No Amapá, a Defesa Civil exerce um papel fundamental diretamente ligado ao mapeamento de áreas de risco, monitoramento, alerta e pronta resposta a qualquer tipo de desastre. Hoje, as equipes da Defesa Civil monitoram os municípios em situação de emergência com possíveis risco de enchentes: Vitória do Jari, Porto Grande, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho, Calçoene e Laranjal do Jari.

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá