Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 19 de junho de 2017 - 09:55h
Virada Afro termina com shows e aprovação popular
Público vibrou com a apresentação da banda baiana Araketu
Por:
Foto: André Rodrigues
A diversidade da cultura afro foi evidenciada pelas pessoas que participaram do evento

A primeira edição da Virada Afro do Amapá, realizada pelo Governo do Estado com recursos de emenda parlamentar, deixou uma sensação de saudade. Após três dias de intensa programação, o evento encerrou com chave de ouro neste domingo, 18, com a apresentação da banda baiana Araketu, que levantou o público com o repertório do ritmo axé.

Foram 72 horas de cultura afro, com uma programação que levou o Complexo Beira-Rio, em Macapá, arte, gastronomia, moda, empreendedorismo e muita música. Atrações locais e nacionais rechearam os três palcos que receberam shows de artistas locais e dois grandes expoentes da música afro-brasileira, o pagodeiro Dudu Nobre e a banda de axé, Araketu, da Bahia.

Neste domingo, foi a banda baiana que encerrou o evento. Uma multidão tomou conta do Complexo Beira-Rio, em Macapá. No palco 2, mais uma noite de apresentações de comunidades tradicionais que levaram ao corredor cultural batuque, marabaixo, zimba e sairé, ritmos afros enraizados no Amapá.

Os atores que fazem acontecer a cultura afro no Amapá e o público em geral aprovaram a Virada Afro. Para a secretária extraordinária dos Povos Afrodescendentes, Núbia de Souza, a Virada Afro cumpriu o objetivo de valorizar a cultura negra amapaense. Ela agradeceu aos parceiros do evento e revelou que a Seafro já planeja a próxima edição do evento.

“O sucesso e a aceitação do público superaram todas as expectativas. Já estamos pensando no evento do ano que vem. Só temos a agradecer ao povo do Amapá, às comunidades afros, aos colaboradores e a todos que abraçaram a inciativa. O governo escreveu um capítulo muito importante para a cultura e para a luta contra o racismo na história do Amapá”, avaliou a secretária.

O dançarino de hip-hop Cleiton Barbosa foi um dos que participou diretamente da programação. Ele falou do resultado do evento. “Dancei na Batalha de hip-hop, mas vim nos três dias. A organização do evento está de parabéns, foi uma programação ampla, rica e diversificada. Tenho certeza que o público em geral ficou muito mais por dentro do que é a cultura afro que existe no Amapá”, analisou o b-boy.

Já a arquiteta Isabel Albuquerque aproveitou a feira do empreendedor afro para conhecer mais da produção artesã do segmento. “É um resgate da história do povo afro-brasileiro no Amapá e uma grande oportunidade de divulgação do que é essa cultura e o que ela representa para o Estado. Especialmente na feira deu para conhecer um pouco da história através do artesanato exposto aqui, bem como da religião e dos ritmos que a programação trouxe”, analisou a arquiteta.

Virada Afro

O evento foi fruto de uma parceria entre o Governo do Estado do Amapá – por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Secretaria Extraordinária dos Povos Afrodescendentes (Seafro) – e a Fundação Cultural Palmares. Os recursos financeiros para a realização do evento foram de emenda do deputado federal Marcos Reátegui.

O evento também fez uma alusão à Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024), proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de garantir a participação plena e igualitária dos afrodescendentes em todos os aspectos.

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá