Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 21 de fevereiro de 2017 - 12:34h
Gestores de programas sociais são capacitados com foco na eficiência
Representantes dos 16 municípios participam do primeiro módulo do treinamento
Por:
CadÚnico no Amapá reúne, aproximadamente, 96 mil famílias de baixa renda

Profissionais que executam os programas Bolsa Família e Cadastro Único (CadÚnico) estão recebendo capacitação. A iniciativa é da Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims), e acontece no auditório da Caixa Econômica Federal, até quinta-feira, 23. Representantes dos 16 municípios estão participando.

O objetivo é buscar maior eficiência no atendimento aos beneficiários de programas sociais, através de capacitações de gestores e técnicos municipais ligados aos programas sociais. A formação visa, também, evitar irregularidades no processo de direcionamento de benefícios.

O módulo inicial vai tratar sobre a identificação de cada família, além de conhecer as principais deficiências da área social para estudo e implementação das políticas públicas.

Posteriormente, a capacitação atingirá os gestores e outros segmentos da assistência social, como habitação e programas relacionados a benefícios eventuais, bem como, o acompanhamento da execução. Também serão ofertados cursos para famílias carentes com a finalidade de ajudá-las a saírem da situação de vulnerabilidade social.

Segundo o coordenador estadual dos programas no Amapá, Leonardo Freitas, atualmente o Estado dispõe, somente, do Cadúnico, que reúne 96 mil famílias de baixa renda. Deste total, cerca de 62 mil são atendidas pelo Bolsa Família, cujo o valor do teto é de R$600.

“É importante destacar que, com a capacitação, vamos melhorar a gestão desses programas sociais, que têm como público-alvo as famílias em situação de pobreza e que precisam desses serviços”, destacou.

Cadastro Único
O cadastro tem por objetivo retratar a situação socioeconômica da população de todos os municípios brasileiros. Com essa ferramenta, que mapeia e identifica as famílias de baixa renda, o governo espera conhecer suas principais necessidades e, assim, poder subsidiar a formulação e a implantação de serviços sociais que as atendam.

Todo município brasileiro deve incluir as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no Cadastro Único.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá