Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 21 de março de 2017 - 18:50h
Programação celebra Dia Internacional da Síndrome de Down
Balé, música, brincadeiras e palestras fizeram parte do evento.
Por:
Alunos do Centro participaram de diversas atividades para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down

Balé, música e muita brincadeira não faltaram para os alunos do Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues, nesta terça-feira, 21, durante a programação alusiva ao Dia Internacional da Síndrome de Down. Além da parte recreativa, também teve palestras. O objetivo da ação é conscientizar a sociedade de que a pessoa com Síndrome de Down merece respeito, garantia de direitos e oportunidades de inclusão social.

Durante a tarde, pais, alunos, professores e comunidade puderam conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido pelo Centro Raimundo Nonato. O Centro possui 348 alunos matriculados, 32 deles com Síndrome de Down. Os alunos contam com uma estrutura toda adaptada com salas de atendimento adaptadas às necessidades dos alunos.

“Contamos com uma equipe multiprofissional preparada para acolher as famílias que buscam o Centro em busca de esclarecimentos e atendimento. Queremos que nossas crianças sejam tratadas como qualquer outra, e que tenham seus direitos assegurados. Esse é um momento importante para refletirmos sobre o futuro deles”, destacou a diretora do Centro Raimundo Nonato, Nilzete Costa.

Os alunos tocaram e cantaram sem desafinar. Para que tudo saísse perfeito, tiveram que ensaiar todos os dias, por um mês, durante as oficinas de música. O empenho de cada um resultou em uma linda e emocionante apresentação, comentou a mãe de Kevin, a artesã Luidylena dos Santos Guedes.

“Ver meu filho cantando e tocando um instrumento musical me orgulha muito. Tudo isso é resultado do esforço dele e dos coleguinhas, e da dedicação dos professores em ensinar com paciência e amor”, disse.

O ponto alto da programação foi o desfile ‘Beleza Down’. Os alunos deram um show na passarela. Teve criança fantasiada, outras usando roupas casuais, sociais, todos mostraram saber muito do que é ter estilo. E não teve um vencedor, todos foram premiados, para a felicidade de quem desfilou.

“O mais gratificante é ver o sorriso no rosto dessas crianças e o quanto elas evoluem a cada dia aqui no Centro”, disse a mãe Catherine Neri dos Santos.

O Dia Internacional da Síndrome de Down está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo comemorado pelos 193 países-membros. A data de 21 de março foi escolhida em alusão aos 3 cromossomos presentes no par número 21, característico das pessoas com a síndrome. O principal objetivo dessa data é informar e conscientizar as pessoas sobre o respeito às diferenças.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá