Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 21 de junho de 2017 - 12:33h
Caravana da Juventude emitirá Carteira do ID jovem no Vale do Jari
Benefício pode ser concedido a jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos
Por:
Foto: Maksuel Martins
A emissão de documentos em Laranjal e Vitória do Jari faz parte da Caravana da Juventude, que visa percorrer os municípios do Estado com intuito de cadastrar os jovens aptos a receberem o benefício.

Jovens de Laranjal do Jari e Vitória do Jari com idade entre 15 e 29 anos terão a oportunidade de receber a Carteira Identidade Jovem, um documento que oferece benefícios como meia entrada em eventos culturais e reservas de vagas com 50% de desconto ou gratuitas em transportes interestaduais. A Identidade Jovem foi desenvolvida pelo governo federal e pactuado pelo governo do Estado por meio da Secretaria da Secretária Extraordinária de Políticas para a Juventude. O Amapá foi o primeiro estado a aderir ao programa. 

A ação em Vitória do Jari acontecerá na quinta-feira, 22, na Escola Estadual Munguba do Jari. Na sexta-feira, 23, a atividade ocorrerá na Escola Estadual Mineko Hayashida, em Laranjal do Jari, em ambos os municípios a programação acontecerá de 8h as 17h. 

Os jovens interessados em obter o documento devem estar escritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Os documentos necessários são carteira de identidade ou carteira de trabalho, CPF e cartão do programa Bolsa Família.

Caravana da Juventude

A emissão de documentos em Laranjal do Jari e Vitória do Jari faz parte da Caravana da Juventude, que visa percorrer os municípios do Estado com intuito de cadastrar os jovens aptos a receberem o benefício. No Amapá 80.575 jovens se enquadram no perfil, e a meta para 2017 é incluir pelo menos 30% desse total, ou seja, 24.173 jovens amapaenses.

“Para que esse objetivo seja alcançado estão sendo realizadas ações de comunicação para difusão das informações e também foi organizada a Caravana da Juventude que já promoveu nove ações em escolas e instituições em Macapá”, afirma a gestora da Sejuv, Joelma Santos.

A Carteira ID é concedida através de um documento de identificação virtual pessoal.  

Cadastro

O cadastro no ID Jovem e emissão da carteira também podem ser realizados de forma virtual, por meio do site da Caixa Econômica Federal e do aplicativo ID Jovem, disponível para aparelhos com sistema Android, Ios e Windows Phone. Ele permite que o beneficiário emita o seu cartão de forma simples e sem custos. Basta fazer download gratuito do aplicativo e fornecer os dados solicitados. O aplicativo vai gerar um documento de identidade virtual com validação de segurança através de QR Code, que poderá ser utilizado para acessar os benefícios do programa.

Benefícios

Ao obter a Carteira ID, o jovem de baixa renda terá meia entrada em eventos culturais, esportivos, lazer e entretenimento. Há um limite de 40% do total de ingressos disponíveis. Para acessar o benefício, basta apresentar a ID Jovem no momento da aquisição do ingresso e na portaria ou na entrada do local de realização do evento, acompanhada sempre de documento oficial com foto.

Outro benefício são as reservas de vagas no transporte interestadual, as empresas devem oferecer duas vagas gratuitas e duas vagas com 50% de desconto no transporte interestadual, por veículo, embarcação ou comboio ferroviário, para jovens de baixa renda.

Os beneficiários serão, ainda, isentos do pagamento de taxa para emissão de carteira de Identidade estudantil.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá