Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 21 de junho de 2017 - 11:52h
Governo reforça importância da realização do Censo Escolar para fortalecimento da educação
Gestores escolares devem inserir dados sobre a matrícula inicial no Sistema Educacenso até 31 de julho. Escolas da zona rural estão com baixa participação.
Por:
Foto: Erich Macias
Nesta primeira fase, serão inseridos os dados da matrícula inicial com informações sobre as escolas, turmas, alunos e profissionais em sala de aula de todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e educação profissional.

O censo escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional do país. Pensando nisso, o Governo do Amapá tem reforçado a importância da participação dos gestores escolares ou responsáveis pela escola na alimentação do Sistema Educacenso. A primeira etapa do Censo Escolar 2017 termina em 31 de julho.

Nesta primeira fase, serão inseridos os dados da matrícula inicial com informações sobre as escolas, turmas, alunos e profissionais em sala de aula de todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e educação profissional. O sistema está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Sistema Educacenso está aberto há 22 dias com baixa participação das escolas, especialmente aquelas localizadas na zona rural do estado. A Secretaria de Estado da Educação frisa que a coleta de dados é fundamental para a formulação de políticas públicas que garantam mais qualidade à rede de ensino. Os dados são utilizados em diferentes avaliações que ajudam a compreender a situação educacional de cada colégio.

Orientação

No início deste mês, o Centro de Pesquisas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Cepe/Seed) promoveu um treinamento para secretários e gestores escolares para orientá-los sobre os protocolos corretos para alimentar o Sistema Educacenso. Quatro polos de treinamentos foram disponibilizados para atender as escolas da capital e interior do estado.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá