Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 22 de abril de 2017 - 12:21h
Caesa anuncia investimentos em saneamento básico do município de Amapá
O governo do Estado ajudará as prefeituras com a manutenção e ampliação na rede de água e esgoto.
Por:
Foto: Cássio Albuquerque
Equipe técnica da Caesa se reuniu com prefeito de Amapá e apresentou planejamento da empresa para melhorar o serviço no município.

O governo do Estado anunciou as melhorias que fará no sistema de abastecimento de água do município de Amapá, distante 300 quilômetros da capital. A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) enviará uma equipe para fazer a manutenção na rede de água e esgoto a cidade.

Em reunião com o diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, o prefeito de Amapá, Carlos Sampaio, expôs a necessidade da manutenção na rede e da reestruturação da barragem de onde a água é captada para abastecer o município. O gestor municipal solicitou a doação de um terreno pertencente à companhia para a construção de uma praça. “Já havíamos tido outras reuniões com os representantes da Caesa e, hoje, estamos apresentando as demandas nesse setor, para que possa ser melhorada a qualidade do serviço”, declarou Carlos Sampaio.

O prefeito de Amapá também pediu atenção à Vila do Sucuriju, distrito do município, onde o serviço precisa ser melhorado. Na região ribeirinha, moram cerca de 200 famílias e o acesso é por meio de barco. A viagem dura em torno de 6 a 8 horas.

O diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, informou ao prefeito que, além de enviar uma equipe técnica ao município, a companhia vai dar início ao projeto de ampliação da rede de abastecimento da Vila do Sucuriju. A região é assistida com um sistema isolado da Caesa, formado por duas cisternas que captam água do Rio Amazonas.

“A solução viável para melhorar o fornecimento de água é com a instalação de uma terceira cisterna que vai atender, de forma mais eficiente, a comunidade. Vamos fazer a inspeção na rede e dar início ao processo”, afirmou Amanajás.

Sobre a construção da praça, o gestor da Companhia de Água e Esgoto do Amapá respondeu que dará início ao processo de doação do terreno solicitado pelo prefeito. “Nós temos projetos futuros de ampliação do serviço de saneamento básico no interior. Por ora, vamos ajudar as prefeituras com os serviços de manutenção. Quanto ao terreno, vamos fazer o estudo e consultar o Conselho Administrativo, para que seja feita a análise do pedido e aconteça a aprovação da transferência”, frisou.

O município de Amapá possui uma população de 8.768 habitantes e está localizado na região norte do Estado.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá