Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 22 de julho de 2017 - 16:31h
Peixe popular: governo do Estado leva pescado mais barato a Mazagão Velho
O posto de venda fica na entrada da vila, e funcionará até a próxima segunda-feira, 24, das 8h às 18h.
Por: Da Redação .Colaboradores: Weverton Façanha e Ailton Leite
Foto: Philippe Gomes/SECOM
O local do posto de venda fica localizado próximo da entrada da vila proporcionando o acesso para quem desejar visitar o stand de venda.

Quem visitar a Festa de São Tiago, em Mazagão Velho, também poderá levar pra casa diversos espécies de pescado a um preço camarada na tenda do programa Peixe Popular, do Governo do Amapá, que estará funcionando até a próxima segunda-feira, 24, das 8h às 18h. A Agência de Pesca do Amapá (Pescap) viabilizou 10 toneladas de pescado para a ação de vendas, produzidos por piscicultores de outros municípios.

Nos tanques e isopores os clientes podem encontrar tambaqui, pirapitinga, pescada, uritinga e mapará, comercializados ao entre R$8 e R$10 por quilo. O posto de venda fica localizado próximo da entrada da vila proporcionando mais acesso para quem desejar visitar o estande de venda. No local também acontece uma exposição de aquaponia - sistema que reaproveita a água dos viveiros de peixes para a irrigação da agricultura.

O vigilante Marcos Pantoja é morador da vila de Mazagão Velho e aproveitou o sábado para comprar peixe mais barato. “Por aqui os preços são bem acima do que vem sendo comercializado pelo Peixe Popular”, ressaltou. 

De acordo com a analista ambiental da Pescap, Débora Tomaz, o governo do Estado subsidiou os insumos aos empreendedores, desde o isopor, gelo, até o transporte do pescado para Mazagão. “Isso acaba refletindo no preço e todos acabam ganhando, desde o empreendedor até o consumidor, sem falar que a iniciativa acaba movimentando a economia local”, destacou. 

240ª Festa de São Tiago

A Festa de São Tiago é uma tradição trazida da África pelas famílias de colonos portugueses, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses (cristãos) e muçulmanos (mouros).

Realizado desde 1777, na vila de Mazagão Velho, o evento consiste na encenação de um espetáculo de fé, que conta a história do guerreiro Tiago, soldado anônimo que lutou ao lado do povo de Cristo, ajudando a vencer as grandes batalhas contra os mouros.

A festividade em homenagem a São Tiago mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto. É realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Estado do Amapá e Prefeitura de Mazagão.

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá