Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 22 de agosto de 2017 - 22:10h
Em Brasília, Waldez Góes trata de habitação, saúde e segurança pública
Na agenda, situação de famílias do incêndio no P. Socorro, Hospital de Barretos e sistema carcerário
Por:
Foto: Adalberto Marques / Ministério da Integração
No Ministério da Integração Nacional, Waldez tratou da situação das famílias vítimas do incêndio no P. Socorro que ainda não foram beneficiadas com moradias em empreendimentos habitacionais

Três dias após a inauguração da segunda etapa do Conjunto Macapaba, na Zona Norte de Macapá, o governador Waldez Góes esteve em Brasília nesta terça-feira, 22, para agradecer a colaboração do ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, e do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Newton Ramlow, que ajudaram a solucionar a situação de 400 famílias vítimas do incêndio no Perpetuo Socorro, ocorrido em 2013. Elas estão isentas do pagamento das moradias. Durante a audiência, Góes também deu início à nova etapa das tratativas para o atendimento do grupo atingido pelo sinistro que ainda não recebeu moradias, uma das prioridades de sua administração.

Graças ao trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado do Amapá, a União já isentou de cobrança pelas unidades residenciais 400 famílias vítimas do incêndio, cerca de 80% dos atingidos na tragédia. Para destravar a homologação do relatório que confirma que o morador preenche os requisitos necessários para ter direito à doação do imóvel, o governador visitou o Ministério da Integração Nacional.

Por sua vez, as vítimas cujos nomes não constam na lista divulgada pelo Ministério das Cidades devem ir à Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims) na próxima quarta-feira, 23, a partir das 14h, para regularizar a situação. Elas devem estar com a Carteira de Identidade e declaração emitida pela Defesa Civil que comprova as perdas causadas pelo incêndio. Segundo a secretária Nazaré Farias, a Sims analisará cada caso para refazer os dossiês e encaminhá-los à Caixa Econômica Federal (CEF).

Das 400 famílias já atendidas, 236 receberam sua casa no sábado, após o empenho do governador Waldez Góes em Brasília. Outras 64 famílias vítimas do sinistro foram contempladas no Macapaba I e as 100 restantes, no Conjunto Mestre Oscar.

Saúde e segurança pública

Em audiência paralela, o governador Waldez Góes e o secretário do Governo do Estado do Amapá em Brasília, Wander Azevedo, conseguiram da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) a garantia de rápida tramitação do parecer que liberar a área para a construção do Hospital do Câncer de Barretos no Amapá. A garantia foi dada pelo secretário do Patrimônio da União, Sidrack de Oliveira Correia Neto, em reunião na tarde desta terça-feira. Com este parecer, o processo vai tramitar rapidamente pela Consultoria Jurídica da SPU.

No encontro, Sidrack de Oliveira ressaltou ao governador que recebeu o mesmo pedido dos integrantes da bancada federal do Amapá e que a expectativa é que tudo esteja resolvido até o fim deste mês. Waldez Góes explicou ao secretário que a unidade de prevenção e diagnóstico do Hospital de Barretos no Amapá é um anseio da população.

Na ocasião, o governador também pediu ao secretário a intervenção para que o processo de cessão do terreno para a construção de três unidades prisionais, com 330 vagas cada, ganhe mais agilidade na tramitação pela SPU do Amapá, recebendo o compromisso de celeridade, dado por Sidrack de Oliveira.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá