Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 23 de janeiro de 2017 - 17:33h
Mazagão Velho: com apoio do governo, moradores comemoram 247 anos
Programação teve honrarias às personalidades que contribuíram para a história e o desenvolvimento da região
Por:
Foto: Diego Farias
Na segunda-feira, 23, a comunidade juntou-se a autoridades para celebrar o aniversário da vila histórica

Mazagão Velho está em festa novamente. Localizado a 65 km de Macapá, no município de Mazagão, o distrito comemorou 247 anos de criação com uma vasta programação, que iniciou ainda no domingo, 22, e teve o apoio do governo do Estado.

Na manhã desta segunda-feira, 23, a comunidade juntou-se a autoridades políticas para celebrar o aniversário da vila histórica em uma solenidade cívica, que abrangeu momentos religiosos e apresentações culturais. Após uma procissão ao som do Marabaixo, os moradores participaram de uma missa.

A programação teve honrarias às personalidades que contribuíram para a história e o desenvolvimento da região. Um dos homenageados foi o governador Waldez Góes. Ele recebeu das mãos do jornalista mazaganense, Gabriel Penha, o primeiro exemplar da revista-catálogo Povo de Cultura e Fé, projeto patrocinado pelo Rumos Itaú Cultural. A publicação traz informações sobre a herança cultural da Vila de Mazagão Velho, desde a sua criação até as festividades tradicionais, como a Festa de São Tiago.

O governador agradeceu a homenagem e elogiou a manutenção da identidade cultural, através das gerações das famílias mazaganenses. Ele também destacou alguns dos investimentos executados pelo governo para impulsionar o município econômica e socialmente.

“Hoje é a primeira festa após a interligação definitiva através da ponte da integração e da pavimentação da AP-010. Já conversei com moradores e eles me disseram que já sentiram um aumento na procura turística pelo município, na festa de aniversário deste ano, em relação ao ano passado. O desafio, agora do governo é ajudar Mazagão a se preparar para receber essa demanda”, afirmou Góes. Ele anunciou, ainda, que o próximo investimento para tornar Mazagão Velho mais atrativo ainda é o Museu Cultural, cujo projeto está em curso.

O prefeito do município de Mazagão, João da Silva Costa, o Dudão, agradeceu o apoio do governo para a realização da programação cultural, que teve uma série de shows com artistas locais.

Festa de São Tiago
Uma das personalidades homenageadas foi a agricultora Joaquina Jacarandá, uma das coordenadoras da festividade de São Tiago, a maior e genuína manifestação cultural e religiosa do Estado. Ela enfatizou que Mazagão Velho vive, este ano, uma grande expectativa para a festividade. A espera é de recorde de público em função do melhoramento do acesso.

“Mazagão Velho tem muito a comemorar com essa gestão. Em um ano, esse governo nos trouxe o asfalto e a ponte [do Rio Matapi]. Isso vai melhorar o turismo e melhorou vida dos moradores daqui, que precisam levar tudo o que produzem para vender em Macapá. Sinto que este ano será a melhor Festa de São Tiago que já tivemos”, comentou.

Criação
A vila foi fundada em 23 de janeiro de 1770, a mando da Coroa Portuguesa. À época, conhecido como Vila de Nova Mazagão, o atual distrito de Mazagão Velho foi povoado por famílias oriundas da cidade de mesmo nome no Marrocos, onde ocorria uma guerra entre cristão e mouros. A disputa ocorreu, porque a igreja católica portuguesa tentava impor o cristianismo no país africano.

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá