Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 23 de fevereiro de 2017 - 13:59h
Benefício do Passe Social Estudantil será ampliado
Previsão é que estará disponível a partir mês de março para alunos e residentes da escola Agrícola Padre João Piamarta e internos do Cesein
Por:
Foto: Secom
Iniciativa da Sims visa garantir o direito de ir e vir daqueles que atendem os critérios estabelecidos no programa

O benefício do Programa Passe Social Estudantil (PSE) será ampliado para alunos e residentes da Escola Agrícola Padre João Piamarta, localizada no Distrito do Coração e para os internos do Centro Socioeducativo de Internação Masculina (Cesein), que se encontram no regime semiaberto.

A iniciativa da Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (Sims) visa garantir o direito de ir e vir daqueles que atendem os critérios estabelecidos no programa e que estão, principalmente, em situação de vulnerabilidade social, como é o caso dos futuros beneficiários citados.

O PSE foi instituído pela Lei nº 1.791 de 11 de dezembro de 2013 e tem o objetivo de viabilizar aos estudantes a gratuidade no sistema de transporte coletivo urbano e interurbano de passageiros para o percurso entre a residência e a instituição de ensino, viabilizando, com esse incentivo, aos alunos, a continuidade dos seus estudos.

A assistência chegará através de levantamentos realizados por técnicos do órgão. O trabalho teve início quinta-feira, 23, e irá identificar a necessidade de deslocamento. Em média, serão atendidos 130 novos beneficiários das instituições com o limite mensal de 48 viagens durante o período letivo.

Segundo o gerente-geral do Programa Juventude Cidadã da Sims, Gilvan Barbosa, o benefício será extremamente importante, pois atenderá pessoas de baixa renda e que, de alguma forma, já recebem assistência, como é o caso dos residentes e estudantes da Escola Agrícola Padre João Piamarta.

Os residentes, geralmente, são jovens que se encontram em extrema pobreza e têm problemas familiares, que envolvem álcool, drogas e maus-tratos e que, mesmo diante das dificuldades, anseiam alcançar novos projetos de vida, através da qualificação profissional.

A instituição de ensino atende cerca de 480 alunos nas modalidades I e II nível fundamental, oriundos do bairro Marabaixo (em toda extensão), Distrito do Coração e ramais, e município de Santana. A previsão é que o benefício esteja disponível no mês de março.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá