Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 23 de março de 2017 - 00:35h
Governo e catraieiros de Oiapoque buscam novas alternativas de renda
Conversa teve o objetivo de buscar novas alternativas de rendas e oportunidades de emprego para região transfronteiriça.
Por:
Foto: Wenndel Paixão
Governador e representantes das categorias discutiram alternativas que possam desenvolver as atividades econômicas na fronteira

O governador Waldez Góes recebeu na noite de quarta-feira, 22, no Palácio do Setentrião, uma comitiva de representantes das cooperativas e associações dos catraieiros e mototaxistas de Oiapoque. A conversa teve o objetivo de buscar novas alternativas de rendas e oportunidade de emprego para região transfronteiriça, com a abertura da Ponte Binacional, no último dia 18.

O encontro contou com a participação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap) e da Agência de Fomento do Amapá (Afap). Na reunião ficou definido que cada uma das instituições ficará responsável em atender as necessidades solicitadas pelos catraieiros.

Waldez Góes garantiu total apoio ao movimento e ressaltou a importância das cooperativas e das associações dos catraieiros em buscar desenvolvimento na região de Oiapoque. De acordo com governador, a intenção é buscar novas alternativas que vão valorizar as pessoas e movimentar a economia com a abertura da Ponte Binacional. 

“Temos que buscar desenvolvimento e isso só pode acontecer graças à união de todos os lados. Os catraieiros assim como qualquer outra categoria de trabalhadores podem contar com a colaboração do Executivo e dos órgãos de Estado para que todo e qualquer projeto se torne realidade. Vamos unir as forças e a ideias e colocar em prática o quanto antes”, garantiu o governador.

Após a inauguração da Ponte Binacional, os catraieiros de Oiapoque buscaram ajuda junto ao Governo do Estado para novas alternativas de renda. Uma das atividades expostas ao governador foi o transporte alternativo na região transfronteiriça, como mototaxistas e o transporte público coletivo com ônibus e vans. A intenção é capacitar todos os integrantes das cooperativas e associações com objetivo de garantir emprego e renda na região.

“O nosso projeto pode se tornar realidade de forma muito simples e sem muito custo aos cofres públicos. Através da ajuda da Afap e da vontade de colaborar do governador, tenho certeza que podemos concretizar esse novo sonho. Somos 161 catraieiros e cada um necessita trabalhar para manter nossas famílias em Oiapoque”, comentou o representante da categoria, José Ribamar de Brito.

Detran

O diretor-presidente do Detran, Inácio Maciel, garantiu que o departamento estará presente, nas próximas semanas, com uma equipe técnica de servidores em Oiapoque para conversar e alinhar novas alternativas para os catraieiros. Segundo o diretor, uma delas será a emissão da Carteira Internacional de Habilitação, que servirá, futuramente, para os trabalhadores circularem na região guianense, e também o apoio imediato aos trabalhadores que ainda não conseguiram o documento.

“É um projeto grandioso e não podemos ficar de fora. Vamos ajudar no que for possível e buscar alternativas mais viáveis para que esses trabalhadores possam concretizar essa nova meta na vida deles, e com isso, trazer ainda mais desenvolvimento para o Estado do Amapá”, destacou Maciel.

Linhas de crédito

O presidente da Afap, Francisco de Assis Costa, disse que a instituição atende empreendedores informais e formais e garantiu que a Agência pode liberar linhas de financiamento distintas para os catraieiros. Mas que primeiramente, a instituição precisa fazer um levantamento dos trabalhadores, assim como realizar um estudo de vocação de cada um deles para que essas linhas de crédito possam ser liberadas de forma consciente.

“A ideia dos trabalhadores é muito boa e tem como intuito o desenvolvimento econômico. Porém, para isso acontecer, precisamos com urgência nos reunir para que possamos analisar a necessidade de cada um e com isso estudar a possibilidade de liberarmos as linhas de financiamento”, finalizou o presidente.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá