Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 21 de março de 2017 - 12:24h
Parceria facilita atendimento odontológico de alunos da rede estadual
Atendimento acontece de segunda a sexta com agendamento da escola
Por:
Foto: Erich Macias
Alunos que não tiverem como vir até a Seed poderão contar com o transporte dos Bombeiros

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) e o Corpo de Bombeiros do Amapá (CBM/AP) firmaram parceria para facilitar o atendimento odontológico de alunos da rede estadual de ensino. A partir deste mês de março, os alunos que não tiverem como vir até a Seed poderão contar com o transporte disponível pelo CBM para o translado.

O atendimento faz parte da Ação de Saúde Bucal que a Seed realiza nas unidades escolares de Macapá e Santana, atendendo alunos 6 a 17 anos. Durante a ação foi constatado que muitas crianças precisam de um atendimento mais especifico, no entanto, alguns não têm condições de se locomover até a Secretaria.

“Vendo essa demanda a gente foi atrás de uma parceria para facilitar a vinda dos alunos até a unidade de atendimento, que fica no prédio da Seed, com isso, conseguimos o apoio do Corpo de Bombeiros que irá a partir deste mês buscar os grupos de crianças para o atendimento”, explicou a chefe da Unidade de Atendimento Odontológico (UAOD), Renatta Vieira.

O atendimento na unidade que fica na Secretaria já acontece desde outubro do ano passado e já atendeu cerca de 600 alunos. O pequeno Wellington Silva, de 10 anos, que estava fazendo atendimento de limpeza, já aprendeu que é importante cuidar dos dentes. “Eu aprendi que tem que escovar os dentes três vezes por dia para gente ter um sorriso mais bonito”, conta Wellington.

De acordo com a coordenadora pedagógica, Renata Brito, da Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, que fica no loteamento Amazonas, essa parceria veio ajudar ainda mais os alunos que na sua maioria são carentes e precisam desta atenção.

“O projeto foi uma benção. Os nossos alunos precisam, mas nem todos tem como se locomover até a secretaria para este atendimento e agora vamos poder proporcionar este cuidado para as nossas crianças”, destacou Renata.

As Ações de Saúde Bucal acontecem mensalmente em duas ou três escolas com orientação sobre saúde bucal, aplicação de flúor e encaminhamento para tratamento odontológico e atendem até 2.500 alunos a cada ação. A iniciativa conta com o apoio de dentistas, técnicos de saúde bucal, além de acadêmicos de odontologia, que atuam como voluntários da ação.

O serviço também é disponível para os demais alunos da rede estadual. Basta procurar a UAOD na Secretaria de Educação para uma avaliação, apresentando declaração da escola, documento de identificação com foto do alunos e acompanhamento de um responsável. Para mais informações sobre o agendamento pode ser feita pelo telefone: 9 9104-0065.

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá