Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
domingo, 23 de abril de 2017 - 10:39h
Caesa busca apoio da Funasa para ampliar abastecimento de água em Calçoene
O abastecimento funciona 12h por dia. Meta é mudar a estação de captação da água para alcançar mais moradores.
Por:
Foto: Ascom/Caesa
O anúncio da articulação foi feito durante reunião entre a equipe técnica da Caesa com o prefeito de Calçoene, Jones Cavalcante.

O governo do Amapá está buscando apoio na Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para ampliar o sistema de água no município de Calçoene, distante 356 quilômetros de Macapá, e mudar a estação de captação da água. Pois, atualmente, o abastecimento funciona 12h por dia e a captação é feita do Rio Calçoene, na área urbana da cidade. O município possui uma população de 10.163 habitantes.

O anúncio da articulação foi feito durante reunião entre a equipe técnica da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) com o prefeito de Calçoene, Jones Cavalcante. A demanda foi apresentada pelo gestor municipal ao diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, que participou da reunião.

“Já havíamos discutido com a companhia a mudança da estação para a área conhecida como 7 Ilhas. Essa transferência vai aumentar o número de beneficiários com o serviço de água potável”, declarou o prefeito.

Valdinei Amanajás informou que a Caesa está com o projeto pronto para realizar o empreendimento, mas são necessários R$ 5,8 milhões para a execução das obras, recurso que está sendo buscado junto à Funasa. Ele pediu o apoio da prefeitura.

“A companhia não tem esse recurso para iniciar a obra, mas temos feito as articulações necessárias. Pedimos que a prefeitura também faça as tratativas com a própria Funasa e a bancada federal para conseguirmos captar esse valor”, destacou.

Lourenço

Também foram discutidas, melhorias no sistema isolado do distrito do Lourenço, pertencente a Calçoene. A localidade fica a aproximadamente 53 quilômetros da sede do município. A região possui em torno de seis mil habitantes e é assistida com um sistema isolado da Caesa, formado por duas bombas. O volume de água da vazão do sistema é de 60 metros cúbicos por hora.

O representante da Câmara de Vereadores de Calçoene, Raimundo Piaba, também se reuniu com o titular da Caesa para tratar sobre as melhorias da comunidade de Lourenço. “O distrito cresceu bastante e, hoje, a água não chega em todas as casas. Por isso que estamos aqui com a Caesa para atuarmos de forma conjunta para melhorar a vida das famílias que dependem do fornecimento de água”, declarou.

O diretor-presidente da Caesa, disse que a equipe técnica da companhia fará uma visita no dia 4 de maio ao distrito, para inspecionar o sistema e tomar as providências para a solução do problema. “Enquanto trabalhamos em busca dos recursos para melhorar o serviço no interior de forma definitiva, a companhia fará ações a curto prazo para aprimorar os sistemas de abastecimento”, concluiu.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá