Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 19 de abril de 2016 - 11:24h
Exposições e documentários marcam o Dia do Índio no Amapá
O evento foi realizado pela Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas
Por:
O 19 de Abril, data que celebra o Dia do Índio no país, foi marcada no Amapá por uma extensa programação que envolveu exposições culturais, danças e documentários sobre a cultura indígena. O evento foi realizado pela Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi).

No Amapá existem cinco etnias indígenas: Waiãpi, Galibi Marworno, Karipuna, Palikur e Galibi Kalinã. São mais de onze mil índios. Suas culturas foram apresentadas através de grafismos, pinturas corporais, exposição de artesanato, fotografias, danças típicas, apresentação de projetos escolares, palestras e documentários.  Já nos dias 5 a 7 de maio, um outro evento vai reunir as comunidades indígenas, desta vez, para discutir a situação da saúde desses povos.

As pautas e a atenção às comunidades indígenas possuem hoje espaço na atual gestão, através da Sepi, criada ainda em 2004. Na época, os índios solicitavam um espaço onde os povos indígenas pudessem se reunir para discutir as políticas públicas de forma mais organizada. “Hoje, a Secretaria vem formulando projetos e programas de melhorias dos povos indígenas, assim como, desenvolvendo parcerias entre governo, organizações e associações”, destacou a secretária Eclemilda Macial.

Ela destacou que a Sepi mantém constante contato com as comunidades indígenas de Oiapoque, Pedra Branca, norte do Pará e Tumucumaque, e que umas das pautas prioritárias é a educação.

Entre as conquistas citadas por ela, está a formação de professores indígenas e concursos públicos oportunizando que o indígena trabalhe dentro de sua própria aldeia.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá