Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 23 de junho de 2017 - 16:17h
GEA pede aprovação do governo federal para iniciar obras ampliação da rede de água
Em encontro, que ocorreu na Justiça Federal, a Caesa pediu celeridade do ministério da liberação de ordem de serviço para elaboração do projeto.
Por:
Foto: Cassio Albuquerque
A obra de ampliação da rede de fornecimento de água em Macapá visa beneficiar bairros da zona oeste da cidade, atualmente não assistidos pelos serviços da Caesa, além de bairros da zona norte.

A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) realizou nesta sexta-feira, 23, uma reunião com representantes do Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal e Justiça Federal. O encontro teve como objetivo tratar da emissão da ordem de serviço para a elaboração do projeto executivo da obra de ampliação da rede de fornecimento de água em Macapá.

A elaboração deste projeto faz parte da primeira fase do planejamento para a execução deste empreendimento, que está orçado em R$ 140 milhões. Este valor é oriundo de recursos da União, por meio do Ministério das Cidades (PAC 2) e com contrapartida do Governo do Estado.

Na primeira fase serão liberados R$ 3,5 milhões para esta finalidade. A Caesa realizou a licitação neste primeiro semestre de 2017 para a escolha da empresa que ficará responsável por este trabalho. O trâmite foi acompanhado e gerenciado pela Caixa Econômica Federal que, após sua conclusão, encaminhou o processo ao Ministério das Cidades para análise e liberação da ordem de serviço.

Durante o encontro, o diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, pediu celeridade na análise, em razão da importância desta obra para a melhoria do fornecimento de água à população macapaense.

“Só vamos poder dar prosseguimento às outras etapas da obra como a sua execução a partir da finalização deste projeto. Portanto, esperamos que tenhamos uma resposta mais curta para a liberação desta ordem de serviço”, declarou.

O juiz federal João Bosco também recomendou a agilidade na emissão da ordem por parte do Ministério das Cidades. “É uma obra muito importante que precisa ser iniciada o quanto antes. O Governo do Estado, através da Caesa, tem conseguido avançar nas políticas para saneamento a partir desse trabalho da Justiça tanto na capital quanto no interior”, disse o magistrado.

O representante do Ministério das Cidades, Francisco Leite, informou que diante do avanço do processo, no sentido técnico, o pedido da Caesa será encaminhado à Secretaria Executiva da instituição.

“Percebemos que o processo está avançado nesta perspectiva. A Secretaria Executiva é a responsável pela análise destes processos na questão de planejamento e orçamentária. O que foi discutido na reunião será apresentado para que a liberação da emissão da ordem seja emitida com a maior brevidade”, estimou.

O projeto
A obra de ampliação da rede de fornecimento de água em Macapá visa beneficiar bairros da zona oeste da cidade (Marabaixo, Goiabal e Jardim América), atualmente não assistidos pelos serviços da Caesa, além de bairros da zona norte, como Renascer e Brasil Novo.

A ampliação da rede se dará a partir da expansão da Estação de Tratamento de Água na zona sul e também no Reservatório da Zona Norte, que aumentará a capacidade de armazenamento de água potável de 6 milhões para 26 milhões de litros do produto.

Esta obra está em andamento e está com previsão de conclusão a partir do mês de março de 2018.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá